Marcano, Herrera, Brahimi, Ricardo Pereira e Diogo Dalot e Casillas são joias com quem a SAD quer renovar e que podem beneficiar desta injeção de capital já assegurada. E ainda há Sérgio Conceição...
Corpo do artigo
O FC Porto é campeão e a única equipa portuguesa que tem, para já, assegurada a presença na próxima edição da cada vez mais milionária Liga dos Campeões. Os dragões têm assegurados 44,6 milhões de euros, valor calculado entre prémios de entrada e receita face à oitava posição no ranking da UEFA. Numa altura em que a SAD tem de prestar contas ao organismo europeu, por não ter cumprido o fair play financeiro, esta é uma receita que pode antecipar o fim da intervenção e oferecer à sociedade meios para fortalecer o próximo plantel. Mas, por paradoxal que possa parecer, não será suficiente para evitar a saída de jogadores importantes até junho.
Passamos a explicar. O encaixe da UEFA não entra nas contas 2017/18, o que significa que os 20 milhões de prejuízo máximo que a SAD pode apresentar têm de ser conseguidos unicamente com o resultado operacional e os proveitos com transferências de jogadores. À luz dos 24 milhões de prejuízo apresentados no primeiro semestre e da projeção para o segundo, serão necessários, pelo menos cinquenta milhões em transferências.
Mas em 2018/19, que é como quem diz a partir de 1 de julho, o FC Porto fica com a tarefa muito mais simplificada e poderá investir no novo plantel e até ultrapassar alguns limites definidos para as várias renovações que se pretendem e ainda não foram consumadas. É que, mesmo assinados agora, os novos contratos só valem a partir de julho. Será o caso de Marcano que está prestes a sair a custo zero e com quem os dragões tentarão um novo forcing; de Herrera, Ricardo Pereira, Brahimi ou Dalot, cujos vínculos encerram em 2019 e também começam a ser caso urgentes. E ainda há Iker Casillas...
Além dos jogadores, há o caso de Sérgio Conceição, a quem nos últimos dias foram apontados alguns pretendentes. O treinador que recuperou o título para os dragões foi figura chave nesta época, tem a admiração de Pinto da Costa (que ainda ontem o voltou a elogiar) e também só tem mais uma temporada de contrato.