Central do Famalicão viu o quinto amarelo frente ao FC Porto. Liga e FPF não dão garantias, mas já houve um caso esta época com Danrlei, do Leixões, que jogou com o Nacional
Corpo do artigo
Há um caso que está a marcar a atualidade horas antes do Famalicão-Sporting. Mihaj, central da equipa nortenha, viu o quinto cartão amarelo no último jogo, frente ao FC Porto, e por isso deveria cumprir castigo no desafio imediatamente a seguir. Ora, a partida frente ao Sporting conta para a 20.ª jornada, o que levou os responsáveis do Famalicão a solicitarem um esclarecimento à Liga e à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) sobre a possível utilização do atleta.
Fontes da Liga contactadas por O JOGO dão conta de que o pedido do Famalicão deu entrada e seguiu para a Comissão de Instrutores (CI), que por sua vez procurou obter uma resposta junto do Conselho de Disciplina (CD) da FPF.
Sem posição oficial por parte do órgão que supervisiona os castigos, a Comissão de Instrutores informou o Famalicão de haver riscos na utilização de Mihaj, por poder existir outra interpretação do regulamento disciplinar que colida com a lógica do jogador poder atuar por se tratar de um desafio para o qual chegou a figurar no onze inicial e correspondente a uma jornada anterior.
Fonte do CD, por outro lado, assegura que "não chegou nenhum pedido de informação enviado pelo Famalicão", acrescentando "não ter competência para responder a pedidos de informação de clubes e agentes desportivos sobre execução das sanções nos termos do artigo 206 do Regulamento Disciplinar da Liga e nos termos do artigo 276 do n.º 1 do mesmo Regulamento que atribuiu essa competência exclusivamente à Liga de Clubes".
No entanto, O JOGO pode garantir que Mihaj está em condições regulamentares de ser utilizado frente ao Sporting, uma vez que já ocorreu um caso semelhante esta época. Também por falta de forças de segurança, o Leixões-Nacional foi adiado para o passado dia 28 de fevereiro, sendo que o central Danrlei tinha visto um cartão amarelo no encontro anterior a essa data. Esse facto provocou a instauração de um processo disciplinar (PI n.º 75 da secção profissional do CD), que validou a utilização do central no jogo em atraso diante dos insulares (alinhou os 90 minutos).
As circunstâncias são idênticas, pelo que Armando Evangelista pode utilizar Mihaj esta noite. No entanto, o Famalicão não deve querer arriscar e pode mesmo deixar o albanês de fora.