Ao diário "Independent", o treinador do Braga contou que tudo começou no Sheffield Wednesday
Corpo do artigo
Mentor principal de um Braga robusto em todas as competições, Carlos Carvalhal garante que dá mais importância "à dinâmica e aos espaços" do que aos sistemas táticos.
"Tento perceber os espaços que podemos explorar, onde podemos explorar o espaço aberto atrás de um defesa", explicou o treinador, numa entrevista ao diário inglês "Independent", revelando ainda que um dos principais segredos dos bracarenses é "reagir logo" à perda de bola. "Mal o adversário tenta ir para a transição ofensiva, tentamos bloqueá-lo", juntou.
Garantindo que prepara a equipa de acordo com "vários princípios de jogo", Carvalhal assume, porém, que o atual 3x4x3 do Braga é resultado de um processo evolutivo iniciado em Inglaterra. "Talvez tenha começado no Sheffield Wednesday, que jogava em 4x4x2; depois, já no Swansea, mudámos para três na defesa", referiu, dando conta de um padrão de jogo bem consolidado. "Em Inglaterra, o Manchester City pratica um futebol coletivo, muito bom no passe. Já o Liverpool é incrível nas transições. Em Portugal dirão que o Braga é muito organizado com a bola, muito bom quando perde a bola e muito bom nas transições", comentou.
13529706