
Fábio Poço/Global Imagens
Treinador do FC Porto marcou presença no 20º Fórum dos Treinadores da Elite da UEFA.
Sérgio Conceição marcou presença no 20º Fórum dos Treinadores da Elite da UEFA. O treinador do FC Porto falou depois aos jornalistas, salientando a importância dos temas abordados no encontro, com claro destaque para o mercado de transferências. "Correu bem. Foram discutidos pontos importantes, nomeadamente a utilização VAR, o mercado, um ponto muito importante que foi debatido. O fecho do mercado de verão, mas também o de inverno. É demasiado tempo estar um mês aberto em janeiro", revelou aos jornalistas.
"No início da época preparamos a equipa durante dois meses e perder jogadores no decorrer do campeonato não é e aconselhável. Cria instabilidade emocional", vincou o treinador, referindo ainda o calendário da Champions como outro ponto debatido, ou a quarta substituição no prolongamento, como se viu, por exemplo, no Mundial, tendo a Supertaça portuguesa sido apontada como exemplo, embora não tenham existido os 30 minutos adicionais.
"Há sempre ideias que são faladas. Temos dois bons exemplos deste ano, o inglês italiano, com o mercado a fechar no início do campeonato. Temos de começar por aí, para sabermos com que linhas nos cosemos. Foram faladas situações muito importantes", vincou.
Sobre o videoárbitro, Sérgio Conceição explicou: "Muita discordância sobre alguns temas, nomeadamente sobre quando o arbitro deve recorrer as imagens. Fala-se de interpretações, opiniões, nunca é fácil. O protocolo é claro, o videoárbitro deve intervir em situações claras e em vez de ajudar por vezes complica. Devia descomplicar. Falou-se também da bola na mão e mão na bola. Cada um tem a sua opinião".
