Mercado do Sporting: avançado ganha urgência, Jota sem novidades e Yeremay muito difícil
SAD leonina pretende finalizar brevemente a contratação de um jogador que possa ser concorrente de Luis Suárez, libertando então o dinamarquês para viajar até Milão para jogar com Rafael Leão. Harder aguarda chegada de substituto para ingressar no Milan. Ioannidis é prioridade, Clayton outra hipótese
Corpo do artigo
A uma semana do fecho do mercado, o Sporting prepara-se para reconfigurar o ataque, tendo urgência em garantir um ponta-de-lança por forma a finalizar a saída de Conrad Harder para o AC Milan, emblema italiano que já chegou a um acordo com os leões – aceitou pagar 24 milhões fixos mais três em variáveis, garantindo o clube português dez por cento do valor de uma futura venda – e também com o internacional dinamarquês, superando a concorrência do Rennes.
O camisola 9 do Sporting pode ter feito na Madeira, diante do Nacional, a sua despedida com a camisola verde e branca, tendo contribuído com um golo na vitória por 4-1. Em Milão, os rossoneri aguardam também com impaciência pela chegada de Harder, mas a SAD leonina só vai autorizar a viagem do futebolista após garantir um substituto, surgindo no topo das prioridades Fotis Ioannidis, do Panathinaikos.
O internacional grego, de 25 anos, voltou à agenda do Sporting depois de no ano passado ter sido a primeira opção dos leões, e do então treinador Rúben Amorim, para o ataque antes da chegada de... Harder. Ioannidis já terá feito saber ao emblema ateniense do seu desejo de concretizar a mudança para Alvalade e o Sporting terá apresentado uma proposta na ordem dos 18 milhões de euros. Recentemente, o dianteiro perdeu a titularidade na equipa orientada por Rui Vitória, o que poderá ser também um sinal de que o clube helénico se prepara para a saída do seu capitão. Por outro lado, está igualmente à procura de reforçar a linha ofensiva e a imprensa grega adianta que poderá garantir o argentino Vicente Taborda, um médio-ofensivo do Platense, por quatro milhões de euros.
Ioannidis até baixou de rendimento quando comparados os seus números da época passada e da anterior (fez menos 12 golos e oito assistências e nesta ainda não marcou em quatro jogos realizados), mas os responsáveis do Sporting continuam a acreditar que é um avançado que pode encaixar bem na equipa agora treinada por Rui Borges, seja como alternativa a Luis Suárez, seja como jogando com o colombiano. Apesar da urgência dos leões, o Panathinaikos poderá segurar o jogador pelo menos até depois de amanhã, dia em que vai jogar na Turquia com o Samsunspor por um lugar na Liga Europa – a equipa de Rui Vitória venceu por 2-1 a primeira mão do play-off.
Outro nome em cima da mesa do Sporting é o de Clayton, brasileiro do Rio Ave que já foi no passado associado aos leões e outros grandes do futebol nacional. O jogador de 26 anos, que na temporada passada apontou 18 golos, entrou em grande forma na nova época e fez três golos nos dois jogos que disputou.
Jota Silva sem novidades
Outro alvo do Sporting para o ataque, embora não numa perspetiva de substituir Harder, mas, antes, de ser uma alternativa para várias posições (extremo à direita e esquerda e segundo avançado), Jota Silva continua no radar dos leões. O internacional português, de 26 anos, representa o Nottingham Forest e os leões têm procurado garantir junto do emblema inglês o empréstimo do jogador. Contudo, o clube treinado por Nuno Espírito Santo tem-se mostrado intransigente até ao momento, exigindo uma quantia entre os sete e os oito milhões de euros para libertar Jota Silva, quantia que a SAD verde e branca não deseja pagar, aguardando por uma mudança de posição de Evangelos Marinakis, presidente e dono dos tricky trees.