Há quase 20 anos que os dragões não tinham tantos efetivos da formação na primeira equipa. Sérgio Conceição lançou quatro jovens num plantel com sete que "cresceram" em casa. E há mais a caminho (parte 4).
Corpo do artigo
A juventude do Dragão agradece a aposta na formação em 2019 e está segura de que 2020 será a confirmação do investimento, quer em títulos quer em matéria humana.
"Sim, 2019 foi um ano fundamental para os jogadores da formação se afirmarem e se mostrarem na equipa principal do clube. Tudo isso faz com que as expectativas para 2020 sejam altas. Como jogador procuro sempre evoluir ano após ano e é para isso que trabalho todos os dias", comentou a O JOGO o médio portista Bruno Costa.
Deram-me a oportunidade quando mais precisava, acreditaram em mim
"No meu ponto de vista e talvez seja um pouco suspeito, penso que a aposta na formação é muito importante já que garante ao clube um futuro mais consistente, na medida em que forma bons jogadores! O FC Porto tem estrutura para desenvolver e formar jogadores e é sempre proveitoso que continue a fazer essa aposta. A formação do clube está forte, tem qualidade e aposto que 2020 irá ser mais uma prova disso mesmo", alongou Diogo Leite, na mesma conversa.
Para o central, tão importante como o trabalho que se faz nos escalões de base, são os jogadores mais velhos que ajudam à integração na equipa principal. Os mentores, como Pepe, por exemplo, que ainda recentemente disse que Diogo é o melhor central português.
"Os jogadores que chegam da formação já são da família e defendem a camisola como ninguém e têm muito bons mentores para continuarem a crescer e tornarem-se não só ótimos jogadores como pessoas com bons valores. Tenho como grandes referências jogadores que fazem parte da história do clube como Fernando Couto ou Jorge Costa. Hoje em dia, jogar ao lado de Pepe é um grande motivo de orgulho e satisfação já que para mim é também uma grande referência e um grande amigo que está sempre disposto a ajudar no que é preciso. Tenho aprendido bastante com os que já estão cá há mais tempo", concluiu.
Romário Baró, por sua vez, fez questão de agradecer ao FC Porto: "O clube representa tudo para mim. Deram-me a oportunidade quando mais precisava, acreditaram em mim, e deram-me tudo o que precisava, quer a nível pessoal quer a nível profissional, para evoluir como pessoa e jogador. Estou muito grato".
Leia, nas ligações abaixo, o trabalho completo com os sete jogadores do plantel principal formados na academia portista:
11662733
11662722
11662979