Começaram a ser recolhidos na tarde de hoje para depois serem colocados num local de homenagem permanente
Corpo do artigo
O FC Porto agradeceu esta quinta-feira, nas redes sociais, os objetos depositados no memorial a Pinto da Costa, que começaram a ser recolhidos na tarde de hoje para depois serem colocados num local de homenagem permanente.
"Milhares de gestos que se resumem numa palavra: obrigado", pode ler-se.
O FC Porto já tinha prometido eternizar todas as mensagens e homenagens deixadas a Pinto da Costa no memorial que nasceu de forma espontânea no Dragão e esta semana confirmou a intenção de tornar essa homenagem permanente, noutro local a ser construído e que ainda está em estudo. Nesse sentido, os milhares de cachecóis, camisolas, bandeiras, mensagens, coroas de flores, velas e testemunhos que foram sendo depositados junto à porta 24 - e que se estenderam por dezenas de metros - do Dragão começaram a ser recolhidos pelo FC Porto.
“A decisão prende-se com a necessidade de preservar esse património de valor incalculável, seja por força das condições meteorológicas ou por razões operacionais”, como a organização do jogo frente ao V. Guimarães, que se realiza na segunda-feira, às 20h15, “durante o qual irão prosseguir as homenagens”, explicou o clube numa nota publicada no seu site.
Os adereços “recheados de valor sentimental” vão ser “devidamente acondicionados e tratados por especialistas”, asseguram os portistas, para que depois “possam integrar um memorial permanente, a construir no futuro próximo, onde ficarão eternizados todos os tributos ao Presidente dos Presidentes”. A terminar a nota, o FC Porto agradeceu o gesto de todos os que homenagearam Pinto da Costa ao longo dos últimos dias. “Num momento de enorme significado, e perante tamanha demonstração de militância, o FC Porto agradece o contributo dos seus Associados, Adeptos e Simpatizantes”.