Trofim Melnichenko, avançado bielorrusso que o FC Porto contratou para a equipa B, em janeiro, falou a um programa do canal televisivo Belarus 5. O jogador de 18 anos, que jogava no Dínamo Minsk, já realizou cinco jogos e tem um golo e uma assistência
Corpo do artigo
Mudança radical no dia-a-dia: "Começou uma nova vida. Nunca tinha vivido sozinho. Sou eu que cozinho, por isso, acho que tenho um novo hobby. Estou a aprender inglês e tenho um amigo croata chamado Vonic [também reforço de inverno do FC Porto B], falamos frequentemente e acho que o meu inglês está a melhorar. Não gosto de sair sozinho, por isso não saio muito. Há uns dias, fui a um restaurante com o Vonic e provei um prato local composto por pão, carne, queijo e molho [francesinha]."
Aventura no FC Porto: "Aqui ninguém me olha de lado, os meus colegas são todos porreiros comigo, mas assim que o treino começa, já não há amigos. Ainda não participei num treino da equipa principal."
Compatriota a jogar também na II Liga: "Estive com o Vlad Morozov [avançado do Paços de Ferreira], fomos comer Borscht a um restaurante russo. Perguntei-lhe coisas sobre a vida de cá, porque ele já conhece melhor a realidade portuguesa."
Futebol português: "Sinto-me muito confortável aqui, gosto muito de cá estar. Há aqui muitos jogadores talentosos, principalmente no ataque. Mesmo na segunda equipa aprendemos muito. Gosto deste campeonato, a competição é dura, muito diferente da Bielorrússia, mas é mais fácil para mim jogar aqui."