Brasileiro atingiu meta dos 20 golos esta época e duo com Taremi já rendeu 42. Parelhas Marega-Aboubakar (49) e Marega-Soares (43) na mira. Objetivos cumpridos: antes do arranque da época, o camisola 30 traçou as duas dezenas de golos como meta; Taremi nunca ficou abaixo dessa fasquia desde que chegou ao futebol europeu.
Corpo do artigo
O triunfo dilatado (7-0) de anteontem sobre o Portimonense permitiu que o FC Porto ampliasse o registo ofensivo na Liga Bwin para 79 golos marcados e, em simultâneo, que Taremi, autor de um hat-trick, e Evanilson (bisou) engordassem as contas pessoais.
O iraniano soma agora 22 tentos, o brasileiro 20 - totalizam 42 - e, em conjunto, tornaram-se na terceira dupla de avançados a superar as duas dezenas de golos cada numa só temporada da "era Conceição".
Marega e Aboubakar mantêm-se como a mais prolífica, à conta dos 49 remates certeiros de 2017/18, a primeira campanha com Sérgio ao leme; no ano seguinte, o maliano, agora no Al-Hilal, reeditou a façanha, mas com Tiquinho Soares como parceiro: juntos, somaram 43 golos.
No que toca ao duo do presente, importa referir que, com o "bis" ao Portimonense, Evanilson atingiu a meta de 20 golos que havia traçado no arranque da temporada, aquando do regresso das férias. Agora aponta aos 25. Voltou a faturar após seis jogos consecutivos sem fazer o gosto ao pé, mantendo-se na perseguição a Taremi pelo "título" de melhor marcador portista em 2021/22.
Mehdi, porém, tem evidenciado pontaria afinada e assume-se como principal candidato a terminar no topo desse ranking. O iraniano, aliás, nunca ficou abaixo dos 20 golos desde que chegou à Europa: marcou 21 em 2019/20, pelo Rio Ave, e 23 na época passada. Nota, ainda, para o facto de Sérgio Oliveira ter anotado 20 tentos em 2020/21. No entanto, por se tratar de um médio, não entra nestas contas das duplas de dianteiros.
De resto, numa altura em que o FC Porto tem cinco jogos por disputar até final da temporada - seis, se garantir a presença na final da Taça de Portugal -, o repto da nova dupla temível do ataque dos dragões está traçado: ultrapassar os números do dueto Marega-Aboubakar. Para tal, Taremi e "Eva" terão de marcar, entre ambos, mais sete golos. Algo que, com certeza, seria do agrado de Sérgio Conceição...
Apetite assim só há 44 anos...
Os sete golos apontados ao Portimonense deixaram o FC Porto na liderança das equipas mais concretizadoras da atual edição da Liga Bwin. Os azuis e brancos ultrapassaram o rival Benfica e somam agora 79 tentos ao cabo de 30 jornadas, registo que, de resto, é o melhor nos últimos 44 anos no universo portista.
Desde 1977/78 que os dragões não faturavam tanto no campeonato em semelhante número de jogos. Nessa época, o FC Porto, orientado por José Maria Pedroto, contabilizou 81 golos em 30 partidas e sagrou-se campeão nacional. Fernando Gomes, o bibota, contribuiu com 25 golos para essa contabilidade.
Este é, portanto, o melhor registo do milénio e também da era Pinto da Costa, melhor ainda do que foi alcançado no ano de ouro de André Villas-Boas. Nessa altura foram 73 golos, a uma média de 2,43 por jogo, contra os 2,63 atuais. Os dragões apontam, agora, ao máximo de golos numa só edição da Liga com Sérgio Conceição no comando técnico. O melhor registo foi obtido logo na primeira época: 82 marcados em 34 rondas. Faltam apenas quatro para bater esse registo, tendo quatro jornadas para o fazer.