Média de pontos: FC Porto é o oitavo melhor campeão com o mesmo registo de Robson
O FC Porto desta época conseguiu a oitava melhor média de pontos da história da Liga, igualando o FC Porto de 1994/95, de Bobby Robson.
Corpo do artigo
Este FC Porto é o oitavo melhor campeão de todas as 88 edições do campeonato nacional. A equipa azul e branca conseguiu uma média de 2,676 pontos por jogo, menos 0,191 do que o Benfica de Jimmy Hagan que, em 1972/73, terminou o campeonato sem derrotas e só com dois empates.
De resto, Hagan e Sérgio Conceição são os únicos dois nomes repetidos no top 15 deste ranking que junta os timoneiros ilustres que conseguiram os campeonatos mais fortes desde 1934/35.
Do lado dos menos fortes, destaca-se o campeão Benfica que, em 2004/05, então sob a batuta do italiano Giovanni Trapattoni, foi o único a não alcançar a barreira dos dois pontos por jogo. Ficou-se pelos 1,912, tendo cedido sete derrotas e oito empates, performance que teria deixado as águias em quarto lugar nesta época, a par do Braga, com 62 pontos.
Entretanto, o Sporting só por uma vez figura neste ranking (7.º), com uma média de 2,676 ponto por jogo, sob o comando de Robert Kelly. O inglês tinha à sua disposição a equipa que marcou uma era no futebol português, com nomes como Travassos, Jesus Correia, Albano Pereira, Vasques e um dos maiores goleadores de todos os tempos: Peyroteo. Foi o tempo da sinfonia dos cinco violinos.
Curiosidades
4.º golo mais rápido
Ricardo Horta (Braga) - vencedor do Ranking pontos O JOGO, juntamente com Taremi (FC Porto) e Samuel Lino (Gil Vicente) - marcou aos 55 segundos. Foi o quarto golo da época, na Liga Bwin, apontado antes dos 60 segundos.
26 golos
Os 26 golos do melhor marcador da época, Darwin (Benfica), são a quarta melhor marca das últimas sete épocas de um campeonato com 18 equipas (34 rondas). À frente ficaram Jonas (Benfica, 34 e 32 golos) e Bas Dost (Sporting, 34).
1 outro condenado
Se contabilizarmos apenas os jogos da segunda volta, os despromovidos seriam o Tondela (18.º) e o Moreirense (17.º). O Portimonense iria ao play-off. Na frente quase tudo parecido: FC Porto campeão, seguido de Sporting, Benfica, Braga e V. Guimarães.
4.ª melhor casa
O V. Guimarães-Gil Vicente foi o único jogo da época à porta fechada, o que poderá ter impedido de chegar perto do recorde de 121 242 espectadores da 30.ª jornada. Ficamo-nos pelos 102 212 (quarta melhor assistência).
3.ª reviravolta gorda
O Famalicão operou a reviravolta (com o Braga) depois de sofrer dois golos. Foi a terceira remontada da época depois de dois tentos desfavoráveis: FC Porto (vs Estoril, 17.ª jornada) e V. Guimarães (vs Tondela, 14.ª) foram