Durante dez dias, Sérgio Conceição terá de preparar a nova temporada sem oito internacionais, devendo recorrer à equipa B. Cenário não é pior porque só há jogos de seleções europeias
Corpo do artigo
O plantel do FC Porto regressa esta manhã ao Olival, depois de ter gozado a primeira folga da nova temporada. Este novo microciclo terá Zaidu como grande novidade, mas, por outro lado, dos cinco centrais Sérgio Conceição só terá Mbemba à disposição.
Seleções levam Pepe, Diogo Leite e Diogo Queirós e Marcano continua lesionado. Loum e... Zaidu podem ser soluções provisórias
Isto porque Marcano ainda está lesionado e os outros três - Pepe, Diogo Leite e Diogo Queirós - vão para as seleções. Aliás, o treinador portista vai estar privado de oito internacionais e esta é uma novidade a nível de pré-temporada - visto que esta primeira data FIFA costuma acontecer já depois do início das competições - que vai condicionar a preparação do campeão nacional, assim como de outros clubes que tenham internacionais.
O mais certo é que sejam chamados alguns elementos da equipa B para compensar estas ausências, que se prolongarão até meio da próxima semana. A debandada, recorde-se, até costuma ser maior, mas devido à Covid-19 não haverá partida que envolvem seleções da Ásia, América do Sul ou África, pelo que esses internacionais vão continuar no Olival.
Em resumo, Pepe, Danilo e Sérgio Oliveira concentram-se hoje com a Seleção Nacional que vai preparar as partidas da Liga das Nações com a Croácia (5) e a Suécia (8), enquanto Diogo Costa, Diogo Leite, Diogo Queirós, Vítor Ferreira e Fábio Vieira foram chamados por Rui Jorge para os jogos de qualificação para o Europeu com o Chipre (4) e a Bielorrússia (8). Destes, Fábio Vieira está lesionado numa anca e deve ser dispensado, mas para o seu lugar é provável que seja chamado o também portista João Mário.
Pepe, Danilo e Sérgio Oliveira vão estar na Seleção; Diogo Costa, Diogo Leite, Diogo Queirós, Vítor Ferreira e Fábio Vieira nos Sub-21
Só com Mbemba como central de raiz, Sérgio Conceição terá de arranjar soluções temporárias para poder continuar com a preparação da nova época, até porque na quarta-feira há mais um jogo-treino, com a Académica. Loum também pode fazer esse papel, assim como o reforço Zaidu.
A partir do dia 9 Sérgio Conceição vai receber de volta os internacionais e então poderá acelerar com a preparação da nova temporada, que vai arrancar com a visita do Braga ao Dragão, dez dias depois.
12565373