Central só tem mais um ano de contrato, mas a SAD quer renovar para o premiar e proteger-se do mercado.
Corpo do artigo
O FC Porto quer segurar o segundo jogador mais utilizado por Sérgio Conceição esta época e o único que fez todos os jogos na excelente campanha da equipa na Liga dos Campeões.
13698514
Mbemba só tem mais um ano de contrato com os portistas e a SAD tem a intenção de, em breve, ampliar a ligação, protegendo-se de uma eventual saída a custo zero em 2022 e, ao mesmo tempo, para premiar o congolês pela grande temporada que está a realizar. Para já, ainda não há uma proposta em cima da mesa, mas o assunto há algum tempo que é debatido internamente. A partir do momento em que a classificação ficar definida, a sociedade começará a tratar destes dossiês e Mbemba, juntamente com o seu empresário, será convidado a renovar. Refira-se que além do central há, por exemplo, a questão do treinador para resolver. E esta é mais urgente, visto que o vínculo de Conceição termina no final de junho.
Mbemba foi contratado aos ingleses do Newcastle por 6,2 milhões de euros. Três anos depois, o "Transfermarkt" avalia o congolês em mais do dobro: 13 milhões de euros
Aos 26 anos, Mbemba atingiu uma fase decisiva na sua carreira e a ideia da SAD azul e branca é, ainda, precaver-se de eventuais investidas no defeso. À boleia de exibições de grande nível, sobretudo ao lado de Pepe, nos duelos com a Juventus e o Chelsea, o nome do congolês começou a surgir com alguma insistência em rumores de mercado provenientes de Itália, Espanha, Alemanha e Inglaterra, este último o país onde atuava antes de se mudar para o FC Porto.
A verdade é que depois de uma primeira época de adaptação e em que jogou pouco, Mbemba conquistou um lugar no onze, tornando-se numa pedra basilar do setor defensivo dos dragões. Fosse qual fosse o companheiro de posto, o congolês manteve-se sempre seguro. Com a renovação de Pepe por mais duas épocas, oficializada em novembro, a SAD espera agora segurar também Mbemba e, dessa forma, manter a dupla mais utilizada e mais eficaz.