Uruguaio tem dez jogos até final da época para superar a produção ofensiva do brasileiro. Para já, conseguiu igualar os registos da primeira época completa no FC Porto do atual defesa do Real Madrid
Corpo do artigo
Nos dois primeiros jogos que fez pelo FC Porto, Maxi avisou ao que vinha: duas assistências na receção ao V. Guimarães e uma bola à trave nos Barreiros. O golo ficou logo ali prometido, mas foi sendo adiado até ser concretizado na Pedreira, na última jornada. Pelo meio, o lateral que trocou o Benfica - ao fim de oito temporadas - pelo FC Porto somou mais quatro assistências, isto sem contabilizar o cruzamento que, no Restelo, levou Tonel a marcar na própria baliza. Teve, portanto, participação direta em sete dos 70 golos - dez por cento - que a equipa leva.
Um registo que permite a Maxi igualar a produção ofensiva do seu antecessor, Danilo, na primeira época completa que fez no Dragão. O internacional brasileiro chegou em janeiro de 2012 e na época seguinte, em 43 jogos, marcou dois golos e fez cinco assistências. Maxi já o apanhou neste segundo item e tem agora, no máximo, dez jogos até ao final da presente campanha para superar estes dados e também os de 2013/14, a "melhor" época de Danilo no FC Porto com três golos e seis assistências.