Guarda-redes leva sete "cleen sheets" na Liga e tem a média mais baixa de golos sofridos desde que está no Minho: 0,8 por jogo. Decisivo a segurar a vitória do Braga em Barcelos, Matheus voltou a não sofrer golos pelo segundo jogo consecutivo, sinal evidente da retoma da equipa após um período menos conseguido.
Corpo do artigo
No fim do dérbi minhoto entre o Braga e o Gil Vicente, disputado em Barcelos, Artur Jorge cumprimentou, como habitualmente, os seus jogadores no relvado, mas fê-lo de forma mais veemente com Matheus, com um abraço e umas palavras ao ouvido. Afinal de contas, um pouco antes, o guarda-redes tinha desviado para canto um remate de Carraça, nos descontos, numa defesa tão espetacular como importante, segurando, assim, a vitória do Braga.
Em dez jogos realizados no campeonato, o dérbi minhoto foi o sétimo sem golos sofridos pelo guarda-redes luso-brasileiro. Fazendo a comparação com períodos homólogos desde 2014/15 (a primeira temporada do jogador no emblema bracarense), esta está a ser a melhor época de Matheus.
O campeão das "cleen sheets" na Liga Bwin é Vlachodimos, do Benfica, com oito jogos sem golos sofridos (72,7 por cento), embora tenha mais uma partida do que o jogador do Braga. O guarda-redes arsenalista vem logo a seguir, com os tais sete jogos com a baliza fechada (70 por cento). Nas oito temporadas anteriores, o melhor que conseguira até à 11ª jornada fora em 2020/21 e 2021/22, com cinco jogos sem golos sofridos.
Nesta altura, Matheus tem uma média de 0,8 golos sofridos por jogo no campeonato, a mais baixa no seu longo percurso na baliza minhota. Na época passada, por exemplo, em igual período, a média de golos sofridos por jogo era de 1,17. Além desta época, só em mais duas é que o guarda-redes chegou à 11ª jornada com menos de um golo sofrido por jogo: 0,83 em 2014/15 (fez seis jogos nas 11 primeiras jornadas) e 0,9 em 2020/21.
Esta é a nona temporada de Matheus no Braga, o que faz dele o jogador do plantel com mais anos de casa. De resto, o guarda-redes, 30 anos, já está no grupo de dez atletas do clube com mais jogos realizados; segue em nono, com 263 partidas, a três de ultrapassar... Artur Jorge. Alan é o campeão de utilização, com 347 jogos.