Matador no Sporting procura-se: "Quando não se marcam golos 'adeus ó vindima'..."
Dianteiro para concorrer com Paulinho é desejo antigo dos associados, tal como mais um central. Quanto a jogadores a reter, Matheus Nunes é, de forma unânime, o ativo a segurar para 2022/23.
Corpo do artigo
Rúben Amorim admitiu já que os "alvos estão identificados" para o próximo defeso. O JOGO questionou antigos jogadores do Sporting quanto aos reforços necessários para o clube lutar novamente pelo título em 2022/23. Um avançado matador reúne as preferências.
"O Slimani não teve o rendimento esperado, teve o problema com o treinador e vai sair. O Paulinho não pode ser o único avançado do Sporting. Ficam destapados", responde Quim Berto, ex-lateral nos leões durante três anos e meio. "O ponta de lança será determinante, pois o Paulinho, embora trabalhe muito nem sempre marca golos, e o Sporting precisa de uma opção que marque golos. Se tivesse ganho os dois jogos em casa, contra Braga e Benfica, estaria em boa posição para ser campeão. Quando não se marcam golos "adeus ó vindima"", corrobora Ademar, antigo médio formado no clube e com seis anos de equipa principal.
"Um jogador que faça 25 ou 30 golos dará uma época mais facilitada", considera Delfim, ex-médio campeão pelo Sporting, que defende Paulinho das críticas, pedindo, sim, um outro perfil de dianteiro: "Acredito que ninguém contava que ele fizesse 30 golos na época. Paulinho tem propósito, cria desequilíbrios para outros no ataque".
Por fim, o antigo jogador do Sporting e ex-treinador-adjunto de Paulo Bento, Carlos Pereira, garante a unanimidade. "Faltou ao Sporting um finalizador nato: é preciso um "9" puro e duro, com posicionamento inteligente e móvel também", constata, ansiando ainda por um central, zona que não tem dado tantos problemas: "É preciso um central destro, com estatura, forte no jogo aéreo e na construção. Mas cá atrás as coisas resolveram-se: o Inácio é polivalente, o Neto abnegado. Portanto, na frente a pecha é maior".
A mesma ideia é defendida pelos restantes. "Confirmando-se a saída do Feddal vão precisar de um jogador com qualidade, rápido, que entre de imediato na equipa", analisa Quim Berto. "Se conseguir um bom central e um bom avançado, o Sporting está estar em condições de ganhar o título", vinca Ademar.
Matheus é indispensável
O Sporting estabeleceu a meta de fazer 100 milhões de euros em vendas. Dos ativos, Matheus Nunes é o mais imprescindível. "Não pode sair. É o jogador mais influente. Dá confiança e qualidade à equipa", assinala Quim Berto. "Não vejo jogadores no plantel como ele, pela forma como transporta a bola. Tem condão na saída de bola", elogia Carlos Pereira. "Tem rasgos que o Palhinha não tem e para o lugar do Palhinha está o Ugarte", conclui Delfim, asseverando, contudo, que o Sporting "não fica refém de ninguém". "Outra coisa seria a saída do Pedro Gonçalves no verão passado depois de todo aquele fulgor", anota. Ademar coloca Matheus Nunes, Porro, Palhinha e Adán no mesmo patamar.
Carlos Pereira dá razão a Amorim no conflito com Slimani
Slimani treina-se à parte e tenta resolver o futuro, pois não conta para Rúben Amorim em 2022/23. Carlos Pereira, com vasta experiência como líder de um balneário, defende Amorim no conflito com o argelino. "O Slimani tinha tudo para dar certo, não precisava de se ambientar, tinha a empatia do público. Mas prevaricou de forma interna. O Rúben merece todos os créditos de confiança. O treinador não pode vacilar, pois podia perder o grupo. Não pode ser um jogador a desvirtuar o ambiente", afirma.
INQUÉRITO
1 - Que posições o Sporting precisa de reforçar para tentar voltar a ser campeão nacional?
2 - Que jogadores não podem sair para que o Sporting continue a lutar pelo título?
Carlos Pereira, Antigo treinador
1 - Urgente é contratar um avançado e um defesa. Por um lado, é preciso um central destro, com estatura, forte no jogo aéreo e na construção. Mas cá atrás as coisas resolveram-se: o Inácio é polivalente, o Neto abnegado. Portanto, na frente há uma pecha maior. Faltou ao Sporting um finalizador nato: é preciso ir buscar um 9 puro e duro, com posicionamento inteligente e móvel também.
2 - Claramente o lugar do Matheus Nunes. Não vejo jogadores no plantel que sejam como ele, pela envolvência e como transporta a bola. Tem condão na saída de bola e grande preponderância na equipa. Sarabia é importante, mas o Edwards tem características para o substituir.
Delfim, antigo jogador
1 - O Sporting precisa de um goleador nato. Não é fácil pelos problemas inequívocos que ainda tem financeiramente. Um jogador que faça 25 ou 30 golos dará uma época mais facilitada. O Paulinho teve o seu propósito, acredito que ninguém contava que ele fizesse 30 golos, pois tem outras valias como criar desequilíbrios para outros colegas.
2 - Pelo pendor ofensivo que transporta, Matheus Nunes é o mais difícil de substituir. Tem rasgos que o Palhinha não tem e para o lugar do Palhinha estará o Ugarte. Ainda assim, o clube não fica refém de ninguém. Uma coisa teria sido a saída do Pedro Gonçalves no verão passado depois de todo o fulgor. Este ano não se coloca.
Quim Berto, antigo jogador
1 - Penso que o Sporting precisa de um defesa-central e de um ponta de lança. O Slimani não teve o rendimento esperado e teve o problema com o treinador, portanto, vai sair e é necessário colmatar essa lacuna. O Paulinho não pode ser o único avançado do Sporting, ficam destapados. Confirmando-se a saída do Feddal, vão precisar de um central para o seu lugar. Um jogador com qualidade, rápido, que possa entrar de imediato na equipa.
2 - O Matheus Nunes não pode sair. É o jogador mais influente do Sporting. Além da qualidade que tem, dá confiança e tranquilidade à equipa. É um jogador muito acima da média, não será fácil segurá-lo. Volto a referir que se trata do jogador mais importante do Sporting.
Ademar, antigo jogador
1 - O Sporting precisa de um central e de um avançado. Se conseguir dois bons jogadores para estas posições poderá estar em condições de ganhar o título de campeão nacional. O ponta de lança será determinante, pois o Paulinho embora trabalhe muito nem sempre marca golos e o Sporting precisa de uma opção que marque golos com maior frequência. Se tivesse ganho os dois jogos em casa, contra o Braga e Benfica, provavelmente, estaria em boa posição para ser campeão. Quando não se marcam golos "adeus ó vindima"...
2 - Diria que o Adán, o Porro, o Matheus Nunes e o Palhinha. Penso que estes jogadores serão decisivos para o bom desempenho do Sporting na próxima época.