
Martim Fernandes, à direita
Mário Vasa
Lateral agravou, em Rio Maior, uma inflamação na planta do pé direito e pode não recuperar a tempo do clássico com o Sporting. Relvado pesado, propício a escorregar e com maior exigência física prejudicou o defesa portista, que já há algumas partidas jogava com dores. Alberto Costa de prevenção para segunda-feira.
Leia também "Portugal é a melhor equipa do mundo atualmente", defende selecionador da França
A lesão foi anunciada por Farioli após o jogo com o Casa Pia, mas só na terça-feira revelada na sequência de uma reavaliação: Martim Fernandes está a contas com uma fascite plantar no pé direito e corre o risco de falhar o clássico com o Sporting, de segunda-feira. Na terça-feira já fez tratamento e será a forma como o problema evoluir ao longo da semana a determinar a disponibilidade do lateral-direito. No fundo, é uma questão de Martim aguentar ou não a dor. Em Rio Maior, ao intervalo, percebeu que não conseguia regressar para a segunda parte.
Ao que O JOGO apurou, há já algumas partidas que Martim Fernandes tem atuado com este problema, que foi agravado frente ao Casa Pia por causa de um relvado muito pesado - Pablo Rosario disse mesmo que não tinha qualidade para a primeira divisão - que exigiu bastante dos jogadores, mais propensos a duelos, escorregadelas. Tudo isso agudizou a inflamação que o defesa já tinha.A fascite plantar em profissionais é causada principalmente por sobrecarga repetitiva, em aumentos abruptos de carga de treino ou jogos e resulta numa inflamação que, por norma, não impede de jogar. Tudo depende do nível de dor, como já referimos.
Na terça-feira, Martim fez trabalho de recuperação com o restante grupo e tratamento à fascite plantar. A lesão não é grave, contudo a disponibilidade para o clássico só terá uma resposta, provavelmente, no próprio dia do jogo. Na verdade, todos os cenários estão em aberto: tanto pode recuperar já como precisar de algumas semanas para estar operacional. Em todo o caso, Alberto Costa está de prevenção e pronto a ir a jogo frente aos leões, caso Farioli necessite.

