Martim Fernandes, lateral de 18 anos do FC Porto, falou à Comunicação Social na manhã desta segunda-feira, antes de mais um treino da equipa portista no estágio na Áustria
Corpo do artigo
Balanço do estágio: "É um estágio diferente, é a minha primeira vez num estágio com a equipa principal e com um novo treinador. Tem sido positivo para mim e para toda a gente. Para a equipa técnica, staff, jogadores, tem sido uma experiência nova para todos."
Jogou a titular contra o Áustria Viena: "Foi um jogo mal abordado na primeira parte. Começámos bem, mas depois caímos um bocado. Na segunda parte demos a volta por cima e correu tudo bem."
Preferência da posição: "Gosto de jogar nos dois lados. À esquerda ou à direita é igual."
Um Martim Fernandes antes e depois da estreia contra o Sporting? "Em termos pessoais, não. Mas em termos de profissional de futebol mudou um bocado a minha maneira de ver as coisas. Comecei a jogar mais na equipa A."
Que instruções recebe do treinador sobre o que fazer para lá do meio-campo? "Sou lateral-direito, ele diz sempre que primeiro é defender e depois atacar. Depois do meio-campo é criatividade e a imaginação a vir ao de cima."
Inspiração? "Gosto do Diogo Dalot. É um jogador que apreciava muito [quando estava no FC Porto]. E tem uma maneira de jogar parecida à minha."
Objetivos para a época: "Ser campeão e ganhar tudo o que pudermos ganhar."
Problema físico no joelho: "Foi um pequeno susto, uma queda mais feia. Mas passou rápido."
Aposta do FC Porto no ouro da casa: "É sempre um sonho para qualquer miúdo que vem da formação. Quero aproveitar ao máximo. Temos de apostar no ouro da casa. O míster Vítor Bruno vai apostar cada vez mais e é isso que faz um clube crescer."
João Mário tem sido importante? "É um grande amigo dele. Dá-me conselhos, é mais experiente. Uma luta saudável pelo lugar? Claro, e faz bem."
Conselhos dos mais experientes: "É normal, os jogadores mais experientes dão indicações e isso faz bem aos jovens."
Saudades de casa? "O mais difícil para mim é estar longe da família e dos amigos. Mas estar com esta família é incrível."