Marta Soares explica processo a Bruno de Carvalho: "Tivemos de tomar uma atitude"
Presidente da Mesa da Assembleia Geral sublinha que não vai abandonar o barco
Corpo do artigo
Jaime Marta Soares confirmou, em declarações à TVI 24, que pediu a instauração de um processo disciplinar a Bruno de Carvalho, mas sublinhou que espera que tal não seja necessário. "Queríamos manter a estabilidade até à final da Taça e depois reuníamos na segunda-feira, mas entretanto e dado recentes acontecimentos tivemos de tomar uma atitude que leve a reflexão profunda para se demitir imediatamente Bruno de Carvalho. Há que agir e comuniquei ao presidente do Conselho Fiscal que para propor Assembleia para a distituição de Bruno de Carvalho teria de haver nota de culpa fundamentada para que a Mesa pudesse marcar essa Assembleia de demissão. Pedi essa comunicação telefonicamente e estava a preparar por escrito
quando fui surpreendido com pedido de demissão de cinco elementos do Conselho Fiscal. A Mesa mantém-se em funções e dentro disso só o Conselho Fiscal saberá o que pode fazer, se podemos dar a palavra aos sócios. O que queremos na Mesa da Assembleia Geral é que os sócios se pronunciem, mas para que aconteça tem de haver uma renuncia, não só da Mesa ou do Conselho, mas da Direção. Creio que já se demitiram quatro ou cinco elementos do Conselho Diretivo. Se presidente não sentir responsabilidade de se demitir, terá de ser assim com esse mecanismo."
O presidente da Mesa da Assembleia Geral explicou ainda os passos em caso da demissão da direção. "Apesar de haver uma demissão em bloco da Mesa, os órgãos mantém-se em funções até serem substituídos em eleições. Estamos todos demitidos, mas vamos manter-nos em funções até ato eleitoral. O Sporting não podia caiar na valeta. Em em caso de queda da direção a Mesa mantém-se em funções até ao final. Demitindo-se do Conselho Fiscal e o Conselho Diretivo nomeia-se uma comissão até às eleições. Isso é imediato. Decidirei com a mesa um conjunto de pessoas convidadas para integrar comissão de gestão até à tomada de posse de nova direção."