Clube francês não está sozinho na corrida pelo avançado, que tem uma cláusula 40 milhões de euros
Corpo do artigo
Banza pode estar perto da saída do Braga. O ponta-de-lança dos arsenalistas, de 27 anos, é um alvo forte do Marselha e de clubes de outros campeonatos, como, por exemplo, Itália, Turquia e Médio Oriente. Ao que O JOGO apurou, o emblema da Ligue 1 já se posicionou no sentido de avançar para a contratação do internacional pela República Democrática do Congo e, em breve, poderá apresentar uma proposta concreta.
Clubes de Itália, Turquia e do Médio Oriente também já fizeram abordagens pelo ponta-de-lança que na época agora finda ficou em segundo lugar na lista de melhores marcadores do campeonato.
A liga francesa é, tal como a Premier League, um campeonato que agrada muito ao jogador, que tem contrato com o Braga até junho de 2027. António Salvador tem resistido ao assédio pelo segundo melhor marcador do campeonato de 2023/24 - 21 golos - e estará a remeter para o valor da cláusula de rescisão, fixada em 40 milhões de euros, podendo, no entanto, haver alguma flexibilidade, como muitas vezes acontece nas negociações dos jogadores.
O bom relacionamento com os dirigentes do Marselha poderá ser determinante nas conversações por Banza. Recorde-se que foi a este clube com forte poder financeiro que os bracarenses venderam Vitinha, em janeiro do ano passado. O avançado rendeu 32 milhões de euros, protagonizando a maior transferência da história do clube minhoto.
Apontou 37 golos nas duas épocas em que representou o Braga: 14 em 2022/23 e 23 na que terminou agora. Em 88 jogos fez também 15 assistências
Na sexta-feira, na apresentação oficial de Daniel Sousa como treinador dos arsenalistas, António Salvador sublinhou que o Braga “terá de ser sempre vendedor, como todos os outros em Portugal”. “O clube tem de ser sustentável, tem de criar condições de trabalho e, portanto, se aparecer uma proposta boa para o clube, o Banza estará no mercado”, garantiu o presidente dos bracarenses.
Embora o interesse de clubes de Itália, Turquia e do Médio Oriente não tenha passado, para já, de meras abordagens, a verdade é que Banza é um dos jogadores mais cobiçados do plantel arsenalista e poderá render, neste defeso, mais uma boa verba para os cofres do clube.