Mário Santos é o diretor para as modalidades do FC Porto na lista de Villas-Boas
Revelação foi feita este sábado de manhã na sede de campanha de André Villas-Boas
Corpo do artigo
Mário Santos é a escolha de André Villas-Boas para o cargo de diretor de desporto do FC Porto - como O JOGO adiantou - posto afeto às modalidades do clube azul e branco.
"Apresento Mário Santos. Foi presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (2004-2013), membro da CE do Comité Olímpico de Portugal, vice-presidente da Associação Europeia de Canoagem e chefe de Missão de Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012", disse André Villas-Boas.
"Reforçar a competitividade das modalidades em atividade, incluindo nas mesmas a vertente feminina. Continuar a aposta no desporto adaptado com a mesma ambição. Integrar novas modalidades, promover a importância da prática desportiva. Caro Mário: tudo isto, e não só, pede um FC Porto que se levante. Que continue a ganhar, a crescer, a formar e ser exemplar. Eu e todos os sócios assim vamos exigir. Viva o FC Porto", acrescentou no ato de apresentação.
O antigo presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) e chefe da Missão lusa aos Jogos Olímpicos Londres'2012, Mário Santos, vai ser diretor-geral das modalidades do FC Porto, caso André Villas-Boas triunfe nas eleições.
Líder da FPC entre 2004 e 2013, ano em que cessou uma passagem de cinco anos pela Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal (COP), Mário Santos distinguiu-se como chefe das Missões portuguesas aos Jogos Olímpicos da Juventude Singapura02010 e aos Jogos Olímpicos Londres02012, ostentando um vasto currículo de experiências no setor.
O advogado evoluiu, entre outros cargos, como vice-presidente da Associação Europeia de Canoagem, entre 2007 e 2015, e teve experiências como diretor do painel de controlo antidoping e líder do comité de kayak de mar da Federação Internacional de Canoagem, entidade na qual desempenhou ainda funções como assessor jurídico, de 2008 a 2021.
Nomeado pelo Governo como especialista no Conselho Nacional do Desporto, de 2016 a 2024, Mário Santos, de 52 anos, integrou o Conselho Geral da Universidade de Coimbra, entre 2013 e 2018, e vai exercendo advocacia com especialização em direito desportivo.