Mariana Vaz Pinto é a nova team manager do Belenenses. A antiga jogadora foi a escolhida para substituir Hugo Freire e espera que a sua chegada ao Jamor ajude mais mulheres a ocupar cargos diretivos no futebol profissional
Corpo do artigo
Mariana Vaz Pinto, 26 anos, é a nova team manager da SAD do Belenenses, num cargo onde, como a própria explicou a O JOGO, "vai procurar fazer a ponte entre o departamento de futebol e equipa médica, resolver situações logísticas, de forma que os jogadores estejam concentrados apenas no treino".
"Gostei muito deste desafio que me foi lançado e espero poder ajudar o Belenenses e os jogadores a chegar a outros patamares"
A dirigente vai substituir Hugo Freire e é uma das poucas mulheres, em termos de Liga Bwin, inserida na estrutura do futebol profissional. "O presidente Rui Pedro Soares já conhecia o meu trabalho e até agora tudo tem corrido lindamente. Todos me receberam bem e não é por ser uma mulher num mundo geralmente de homens que duvidam da minha competência", frisou.
Este é de forma um regresso de Mariana Vaz Pinto ao Belenenses. Ainda antes da separação entre a SAD e o clube, a agora team manager representou o emblema do Restelo como jogadora. Também vestiu a camisola do Malveira da Serra e Estoril, antes de ingressar no Sporting, mas para ocupar cargo de dirigente e integrar a equipa técnica dos juniores femininos. Esta é a primeira experiência no futebol masculino. "Gostei muito deste desafio que me foi lançado e espero poder ajudar o Belenenses e, sobretudo, os jogadores", vincou, esperando que a sua integração no plantel do Jamor ajude mais mulheres a ocuparem cargos de destaque no futebol: "Não é por ser homem ou mulher que se é mais ou menos competente. Espero que as mulheres consigam cá chegar e provem que são capazes de desempenhar estes cargos. Aliás, penso que faz falta mais mulheres no futebol português."