Avançado deve viajar para Glasgow e a decisão de o utilizar será tomada em cima do jogo. Está afastado da equipa há duas semanas, mas as limitações já vêm de trás. Jogo na Escócia é muito importante
Corpo do artigo
Marega é avaliado diariamente pelo departamento médico do FC Porto e a evolução tem sido favorável, não sendo de descartar que regresse aos convocados já com o Rangers.
Essa é, aliás, uma forte possibilidade, dependente apenas da forma como se apresentar no treino desta manhã, o último em Portugal antes do jogo com o Rangers. O maliano deverá seguir viagem para Glasgow, integrado numa comitiva alargada, ficando a decisão sobre a sua utilização para o próprio dia do encontro da Liga Europa.
Na prática, todas as horas contam neste processo que, não sendo grave, é delicado. Marega tem sentido desconforto físico - uma dor num pé - que levou a que Sérgio Conceição, em sintonia com os médicos, o tenha poupado nos últimos três jogos do FC Porto.
Após o encontro com o Famalicão, o primeiro que falhou, o treinador disse que "olha para quem está em condições em todas as vertentes: técnicas, físicas, táticas, emocionais, para definir o onze inicial". Nessa altura deu a entender que o jogador não estava lesionado, uma ideia reforçada pelo facto de o seu nome não constar do boletim clínico. E a verdade é que não se trata de uma lesão, mas apenas de uma dor incomodativa e que, para não agravar ou redundar em algo mais grave, levou a que o avançado ficasse de fora não só nesse encontro com a equipa-sensação do campeonato, como também contra o Marítimo e o Aves. "Não tem estado nas convocatórias para o poupar, para não agravar nem perder o Marega por muito tempo. São limitações físicas, nada de muito grave", explicou por fim, na antevisão do último encontro.
11479215
Agora, duas semanas depois, o regresso às opções é cada vez mais uma possibilidade que Sérgio Conceição aguarda com expectativa. O poder de fogo e a capacidade que o maliano tem para furar as defesas contrárias têm feito falta aos portistas. E sabe-se que este jogo na Escócia é muito importante para as contas do apuramento. Aliás, os dragões são obrigados a pontuar se quiserem ter a certeza de continuarem a depender apenas de si próprios para o apuramento. Mas só o triunfo garante posição vantajosa sobre o adversário direto e conforto para encarar as duas últimas jornadas da fase de grupos da Liga Europa de forma tranquila.
Recorde-se que Marega foi dispensado no início de outubro pela seleção do Mali a pedido do FC Porto. Durante essa paragem, o avançado fez quase sempre treino condicionado, acabando depois por aparecer na receção ao Rangers. E essa foi a última vez que jogou.
Só "Abou" marcou mais na Europa
Marega é o segundo melhor marcador do FC Porto em jogos europeus. Aboubakar, que agora está afastado das opções principais do treinador, lidera de forma destacada, com 17 golos entre Liga dos Campeões e Liga Europa, repartidos entre FC Porto (11) e Besiktas (6). O maliano tem seis golos e foi o melhor na temporada anterior. Também com seis golos europeus está Zé Luís, mas ainda nenhum pelo FC Porto. Pepe (cinco golos) e Corona (quatro) seguem-se na lista do atual plantel azul e branco.