Maliano é o jogador com melhor média em Portugal entre os que têm pelo menos uma época no clube que representam.
Corpo do artigo
Entre os selos que habitualmente colam a Marega em Portugal não costuma estar o da regularidade. Mas podia.
Sérgio Conceição sublinhou-o após o jogo com o Marselha, da Liga dos Campeões, e a verdade é que os números confirmam o maliano como o jogador com melhor média de golos em Portugal entre os que têm pelo menos uma época completa no clube que atualmente representam.
O avançado do FC Porto passou a ter uma média de 0,44 golos por jogo depois de ter marcado ao Marselha, para a Liga dos Campeões, superiorizando-se ao bracarense Paulinho [ver infografia abaixo]. Ou seja, mesmo no acumulado de todas as competições disputadas desde o regresso em definitivo ao Dragão (2017/18), Marega não fica muito longe do registo a que o treinador portista fez alusão para sustentar a teoria. "Olha-se para o Marega como um jogador que tecnicamente não é bom. Mas estamos a falar em alguém que, em três anos comigo, fez 70 golos no campeonato e que marca a cada dois jogos na Liga dos Campeões. Muitas vezes vejo criticar jogadores porque não são as tais focas de circo. Eu não quero focas de circo, nem malabaristas. Quero jogadores de futebol", referiu Conceição, numa tentativa de acabar com as críticas que têm sido dirigidas ao jogador, e que subiram de tom depois da derrota dos azuis e brancos em Paços de Ferreira. Se incluíssemos o registo da primeira passagem de Marega pelo Dragão, a média baixaria um pouco. Mas o portista lideraria de qualquer forma.
Vistos de uma forma isolada, é um facto indesmentível que os números desta temporada de Marega ficam um pouco aquém do que já se lhe viu fazer no passado. O internacional maliano tem marcado com menos regularidade do que Pedro Gonçalves (Sporting), Waldschmidt (Benfica), Darwin Núñez (Benfica) ou mesmo Sérgio Oliveira, entre outros, mas a época ainda se encontra numa fase bastante prematura para se retirar uma conclusão. Especialmente no que toca aos avançados benfiquistas, que só este ano chegaram a Portugal. O próximo adversário do FC Porto, contudo, traz boas recordações ao camisola 11 dos dragões e poderá funcionar como um incentivo adicional para este tentar melhorar o registo com que terminou os primeiros nove encontros oficiais de 2020/21. O Portimonense leva uma média de um golo sofrido por jogo de Marega e, historicamente, só o Rio Ave pode lamentar-se de apresentar números piores (12 golos encaixados em 11 confrontos).
Atendendo às variações táticas utilizadas por Sérgio Conceição e alguns jogos menos conseguidos por parte de Marega, nas últimas semanas levantaram-se algumas vozes críticas do jogador e até o levaram a ter uma reação inesperada nas redes sociais. Mas se é verdade que a um avançado se pedem golos, não é menos certo que o internacional maliano tem procurado outras formas de ajudar a equipa esta temporada e influenciar o desfecho de um encontro. Com o Olympiacos, por exemplo, fez a assistência para Sérgio Oliveira confirmar a primeira vitória portista na Liga dos Campeões. E enquanto continuar assim, Conceição nunca o deixará cair.