Eleito MVP no último mês, ao marcar a Chaves, Rio Ave e Portimonense, o rendimento do maliano foi decisivo para alcançar Aboubakar no segundo lugar dos goleadores do campeonato.
Corpo do artigo
Marega atravessa um grande momento e os dois golos apontados ao Paços de Ferreira, na última jornada do campeonato, mais não foram do que a confirmação daquilo que o internacional do Mali vem mostrando e que levou a Liga a elegê-lo avançado do mês de setembro. Os números falam por si: os três golos marcados a Chaves, Rio Ave e Portimonense durante o mês de setembro, contribuíram para que se colocasse a par de Aboubakar na tabela de goleadores do campeonato, com sete golos somados até à nona jornada. Melhor mesmo só Jonas, com 11 golos, mas com a particularidade de ter marcado quatro de penálti, ao contrário de Marega e de Aboubakar, que ainda nem sequer cobraram qualquer castigo máximo.
Setembro foi o mês mais produtivo de Marega, que soma já tantos golos como Aboubakar no campeonato
É verdade que, quando comparado com o rendimento da época passada, no V. Guimarães, Marega até soma menos três golos à nona jornada, mas com o campeonato ainda longe do final da primeira volta, o certo é que já conta cerca de metade dos 13 apontados pelos minhotos em toda a prova de 2016/17. Aliás, os 13 golos marcados pelo V. Guimarães são o seu melhor registo em quatro temporadas em Portugal, meta que terá certamente a oportunidade de tentar ultrapassar nesta época. Mas os números do maliano no FC Porto não se ficam por aqui, porque o avançado contribuiu para mais um golo do FC Porto com uma assistência contra o Portimonense. Alargada análise ao rendimento na Liga dos Campeões, Marega destaca-se com duas assistências no Mónaco.
Curiosamente, o percurso do maliano na era de Sérgio Conceição até começou no banco, na primeira jornada contra o Estoril, no Dragão, jogo no qual o africano desfez o empate saindo do banco de suplentes, na sequência de uma lesão de Soares, terminando com dois golos. Sempre a subir, portanto, a chamada de Marega à seleção do Mali para o jogo com o Gabão do próximo dia 11 de setembro surge com toda a naturalidade e será a sua 14.ª internacionalização.