Pedido de esclarecimento à FPF relacionado com inscrição na ficha técnica de Ruca Morgado e André Dias, que não constavam da ficha do jogo interrompido em janeiro (devido ao mau tempo), e que foram utilizados no encontro retomado este domingo
Corpo do artigo
O Marco 09 enviou um pedido de esclarecimento para o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), contestando a utilização de dois jogadores do Salgueiros, na vitória, por 3-2, em Cinfães.
O jogo em causa, relativo à 16.ª jornada da Série B do Campeonato de Portugal, teve o seu início a 26 de janeiro, mas foi interrompido aos 25' , devido a condições climatéricas adversas. O jogo foi retomado no último domingo, alegando o Marco 09 que o Salgueiros utilizou de forma irregular o lateral-direito Ruca Morgado e o médio André Dias, argumentando que estes jogadores foram inscritos pelo clube após a data inicial do jogo, a 26 de janeiro.
O regulamento do Campeonato de Portugal, no artigo 27.º, ponto 7, estabelece que “o tempo de jogo em falta completa-se com os mesmos jogadores que constavam da ficha técnica”. Já no ponto 8, determina que “os jogadores apenas podem ser substituídos por motivo de lesão e/ou nos casos de cedência/transferência a outros clubes”. No entanto, não há referência explícita à possibilidade de utilização de atletas inscritos após a data original da partida. O Marco 09 interpreta esta omissão como uma infração, entendendo que os dois reforços de inverno – estrearam-se em fevereiro - não poderiam ter constado na ficha técnica do jogo retomado, atendendo a que a sua inscrição é posterior à data do encontro interrompido. “Ficámos estupefactos depois de ouvir a declaração do treinador do Cinfães e na sequência dessa declarações resolvemos solicitar os devidos esclarecimentos”, adiantou, a O JOGO, Eduardo Felipe, presidente do Marco 09. “O Conselho de Disciplina disse-nos que ia analisar o caso e que em breve nos daria o esclarecimento sobre a questão que apresentamos. Aguardamos com serenidade em abono da verdade desportiva”, acrescentou.
No final do jogo, em declarações à rádio “Marcoense FM”, Paulo Mendes, treinador do Cinfães, estranhou a utilização dos dois jogadores do Salgueiros, revelando que o seu clube foi informado de que não poderia utilizar o reforço Lourenço Teixeira, inscrito após o jogo interrompido. “Na ficha de jogo, não utilizámos o Lourenço Teixeira, porque à data do início do jogo ele não estava inscrito. A mensagem que nos foi passada é que não podia jogar. O Salgueiros utilizou dois jogadores da mesma forma. Não sei até que ponto isso era possível, até porque também precisava de utilizar o Lourenço, porque tinha alguns jogadores em inferioridade física, e não o fiz”, afirmou.
Salgueiros diz que "não passa de fumo"
Paulo Rafael, administrador para o futebol da SAD do Salgueiros, reagiu “com tranquilidade” ao pedido de esclarecimento feito pelo Marco 09. “Tivemos o cuidado de questionar a Federação Portuguesa de Futebol se os jogadores inscritos no momento posterior à data do jogo interrompido poderiam substituir, na ficha técnica, os atletas lesionados. A resposta que recebemos foi no sentido de que desde que não houvesse impedimentos, por castigo, podiam jogar, porque estavam inscritos regularmente na FPF pelo Salgueiros à data do recomeço do jogo”, revelou, a O JOGO. “Está documentado, tudo isto não passa de fumo para tentar justificar o dinheiro que gastam mensalmente, sem obterem resultados, por isso estamos perfeitamente tranquilos”, finalizou.