Central portista é o melhor entre os melhores da I Liga no que respeita aos duelos individuais contra os avançados rivais
Corpo do artigo
Marcano está firme na defesa portista desde que a época começou e, ao invés do que sucedeu na época passada, longe de falhas individuais graves, daquelas que comprometem o resultado da equipa. A melhoria terá muito que ver também com o coletivo, mas não há nenhum adversário que nesta fase não se sinta intimidado quando olha para o espanhol. Os números dizem que a melhoria de Marcano se deu especialmente na marcação e no 1x1 defensivo. Nenhum outro central entre as equipas da frente (e alargamos a análise ao Braga e ao V. Guimarães) ganha mais vezes aos avançados do que o portista. Aliás, é mesmo o único que está acima dos 70%, o que significa que ganha mais de sete duelos individuais (pelo ar ou pelo chão) em cada dez que disputa com os rivais.
Lá fora, para se ter uma ideia, são poucos os centrais das equipas de topo que conseguem uma percentagem de ganho superior. O compatriota Sergio Ramos é, com 75% de duelos ganhos, um deles, mas Piqué, outro titular da seleção espanhola, ganha apenas 62%. Hummels (Bayern) ganha 73%, Stones (Manchester City) tem 71%; Chiellini (Juventus) ganha 67% das vezes em que se opõe a um rival e Pepe (Real Madrid) fica-se pelos 66%.