Espanhol deu o sim à proposta feita pelos dragões e vai continuar às ordens de Conceição em 2023/24. Até já está a treinar para ganhar forma.
Corpo do artigo
Avaliadas todas as opções que tinha em cima da mesa, Marcano aceitou a proposta que o FC Porto lhe fez e vai renovar o contrato que terminava no próximo dia 30.
Segundo o que O JOGO apurou junto de fonte próxima do jogador, a decisão está tomada e os responsáveis portistas já foram informados, pelo que o anúncio oficial estará para breve.
Em princípio, o acordo será válido apenas por uma temporada, com uma atualização salarial para baixo [recebe cerca de 2 M€ brutos], que o atleta aceitou em jeito de reconhecimento por tudo o que o clube lhe deu ao longo dos últimos anos, nomeadamente ter aberto a porta ao regresso depois de um ano na Roma, e o apoio dado no período mais difícil da carreira, quando esteve um ano afastado dos relvados por causa de uma grave lesão.
Sérgio Conceição deu aval à continuidade do experiente central, figura muito respeitada no balneário do FC Porto, que irá, assim, iniciar a nona temporada de azul e branco. Aliás, só Otávio (281) e Pepe (256) têm mais jogos pelo clube do que o espanhol (247), que, refira-se, é o defesa mais goleador da história do clube (28 golos).
Tal como O JOGO anunciou no início do mês, o FC Porto apresentou a Marcano uma proposta de renovação de contrato por mais uma temporada, mas o espanhol pediu algum tempo para refletir, partindo entretanto para férias no seu país. Face ao rendimento que apresentou - 41 jogos e sete golos - e ao fim do calvário das lesões, Marcano sente que ainda pode continuar a jogar ao mais alto nível e lutar por títulos, um pouco à semelhança do seu companheiro de setor, Pepe.
O facto de, tal como há um ano, Marcano ter contratado os serviços de uma empresa especializada em treino individual é mais um sinal de que pretende continuar em Portugal e no FC Porto. O central, aliás, já está de volta à Invicta e, curiosamente, tem partilhado os treinos com outro dos parceiros de defesa, David Carmo, como se pode ver na fotografia publicada ao lado. O objetivo é estar na melhor forma possível a 7 de julho, data do arranque dos trabalhos da pré-temporada, no Olival.