Marcano corre para o regresso e equipa B do FC Porto pode ser "porta" de entrada
Capitão acredita que ainda poderá ser opção este ano. Com Navarro apto, é o único cliente do departamento médico. Sem jogar há 15 meses, o central já está na fase final do longo processo de recuperação após a cirurgia. Jogar pela equipa B pode ser uma via para acelerar os índices competitivos.
Corpo do artigo
O fim do calvário está à vista e o regresso de Marcano aos relvados é uma questão de dias. A fazer treino integrado condicionado há quase três semanas, o defesa espanhol tem dado sinais positivos e só precisa de readquirir ritmo competivo e, também, confiança. Algo que só poderá conseguir jogando. Para isso, a “porta” da equipa B poderá ser fundamental. Por enquanto, tem apenas integrado as convocatórias de Vítor Bruno, mas apenas na condição de líder do balneário azul e branco.
O plantel tem cinco centrais e, apesar de toda a experiência, a longa paragem - foi operado a uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, sofrida num encontro com o Estrela da Amadora da época passada - obrigará Marcano, de 37 anos, a partir atrás de Zé Pedro, Tiago Djaló, Nehuén Pérez e Otávio. Daí que a equipa secundária ofereça o cenário ideal para o regresso, à semelhança do que aconteceu, sublinhe-se, no início de 2021. Na altura, também após uma longa paragem por lesão, Iván fez dois jogos completos (Vilafranquense e Casa Pia) antes de somar oito minutos no único jogo pela equipa principal nessa época. A expectativa é que, até ao final deste mês, possa voltar a calçar as chuteiras. Em setembro de 2023, Marcano sofreu a segunda grave lesão de dragão ao peito, chegando a temer-se que poderia terminar mais cedo a carreira. Algo que acabou por afastar do pensamento, estando agora a pouco tempo de confirmar o ansiado regresso.
Ontem, dia do arranque da preparação do encontro da 13ª jornada do campeonato com o Famalicão (sábado, 20h30), o espanhol passou a ser o único elemento no boletim clínico do FC Porto, uma vez que o compatriota Fran Navarro foi dado como apto para a competição. O espanhol falhou a receção ao Casa Pia devido a uma tendinite bilateral dos Aquiles, que foi rapidamente debelada. Grujic e Deniz Gul já tinham recebido alta antes do último encontro, embora apenas o jovem avançado tenha sido chamado pelo treinador.
Os dragões voltam ao Olival esta quinta-feira, às 10h30 para mais um treino de preparação para o jogo em Famalicão, onde há um ano o FC Porto venceu por 3-0 com golos de Evanilson, Taremi e Francisco Conceição. Nenhum está no plantel atual, como se sabe.