Alberto Bueno, ex-jogador do FC Porto saúda o bom momento do antigo companheiro e defende que, mesmo com 35 anos, é importante em qualquer estrutura
Corpo do artigo
Se no final da última época alguém dissesse que Marcano chegaria a esta fase da temporada de 2022/23 como o central mais utilizado do FC Porto, poucos acreditariam... excetuando o próprio. A verdade é que o espanhol lutou contra todas as probabilidades e, aos 35 anos, está a ter a segunda vida no Dragão que sempre imaginou quando regressou em 2019/20.
Alberto Bueno vinca que o compatriota é um pilar no balneário dos dragões, mas deixa para as duas partes uma decisão sobre o futuro. Estatisticamente, a época do central tem sido acima da média.
Em Braga, de onde os azuis e brancos saíram com um empate amargurante, foi mesmo um elemento fundamental na proteção da baliza de Diogo Costa, evitando que os arsenalistas marcassem o golo do triunfo no derradeiro lance do jogo. O festejo, tímido, foi um sinal da mentalidade batalhadora com que abraça a causa portista.
"Falo do Ivan do ponto de vista de um grande amigo e companheiro, mas ele sempre foi um grande jogador para o FC Porto. Sempre deu o melhor dele para o clube", afirma a O JOGO Alberto Bueno, que partilhou o balneário dos dragões com Ivan na época de 2015/16, a segunda do defesa no clube. "Mesmo quando esteve lesionado ou quando as coisas não saíram da melhor forma, foi sempre um grande companheiro e um grande profissional. Isso é muito importante dentro de uma estrutura como a do FC Porto", vinca.
31 - São os jogos de Marcano, que fazem dele o central mais utilizado por Sérgio Conceição em 2022/23. O espanhol leva ainda cinco golos marcados esta época
O renascimento de Marcano surge numa temporada particularmente importante do ponto de vista pessoal ou não estivesse prestes a terminar a ligação ao FC Porto. Como o nosso jornal noticiou em devido tempo, o central não descarta a possibilidade de renovar o contrato se a proposta aparecer. O tema só será analisado no final da temporada, mas o espanhol de 35 anos terá argumentos fortes para apresentar. À luz dos números, Ivan está a realizar uma época acima da média em comparação com as últimas oito [período máximo analisado pelo portal "Wyscout"]. Está mais eficaz no computo geral das ações, mais envolvido no processo de circulação de bola, envolve-se em mais duelos (defensivos e ofensivos) e soma menos perdas em posse. Serão razões suficientes para continuar?
"O clube e o Marcano é que devem falar se essa é a melhor ideia ou se é melhor procurar novos destinos. Agora, ele ainda tem muito para dar. Se ele ou outro jogador de futebol com 35 anos estiver em boa condição física, vontade de jogar e de continuar a ganhar, acho que pode ser um jogador muito importante em qualquer clube, em qualquer estrutura", defende Bueno, que com a mesma idade vai jogando na equipa de Iker Casillas na "Kings League".
16081422
Por ser "uma pessoa muito reservada", poucos serão aqueles que saberão que "Marcano sempre foi um grande lutador". "Não gosta muito de falar, mas é daqueles que fazem as coisas. Sempre foi uma pessoa muito respeitada e acredito que agora ainda mais, porque está mais experiente. É um dos pilares do balneário do FC Porto", sustenta Bueno, dissecando as razões que fazem de Ivan um dos capitães da equipa azul e branca. "Podes ser respeitado por duas coisas: por seres um grande jogador e pelo teu nível futebolístico; e por, além da parte desportiva, seres uma pessoa muito séria, muito responsável e um exemplo para os miúdos e os novos jogadores que entram na estrutura. O Marcano e o Pepe entram dentro desta categoria", aponta, saudando o regresso do ex-companheiro à boa forma.
16081919