Entre esta quinta e sexta-feira a SAD deve comunicar prorrogação do vínculo do treinador com a melhor percentagem de vitórias... desde 1962, quando Juca, o mais jovem campeão de sempre, venceu 30 de 39 embates.
Corpo do artigo
A renovação de Rúben Amorim nesta altura tem como intenção dar colorido ao facto de estar a celebrar um ano desde que chegou a Alvalade (foi oficial e apresentado 5 de março de 2020), um ano... sempre a somar.
13412115
Fomos mais longe, levantámos a percentagem de triunfos do treinador nos 40 jogos disputados - venceu 29 e é, por isso, de 72,5% - e quisemos perceber quem na história do Sporting conseguiu melhor.
Chegamos, por isso, até 1962, quando Juca, que ainda em 1961 substituiu Otto Glória, celebrou uma volta ao sol com 30 vitórias em 39 jogos (ver infografia acima), o que lhe dá uma percentagem maior que a de Amorim, 76,9%. De recordar que Juca é ainda o campeão mais jovem da história do futebol português, precisamente pelo título que conquistou em 1962, tinha então 33 anos - Rúben pode ser campeão com 36.
Segurar o atual treinador também se torna particularmente importante para oferecer uma estabilidade a um clube que nos últimos anos se tem vindo a reerguer de uma das maiores crises da sua história, com base no ataque de Alcochete: antes de Amorim, Varandas contratou Marcel Keizer, deixou Leonel Pontes a comandar interinamente e apostou em Silas, antes de contratar o treinador-sensação ao Braga. O banco dos verdes e brancos demonstra volatilidade se olharmos para o quadro todo. No novo milénio, os leões tiveram 22 treinadores e só nove deles - confira - é que aguentaram pelo menos 365 dias à frente da equipa.