Golo de Ricardo Horta frente ao Tondela foi mais um com origem num lançamento lateral.
Corpo do artigo
O golo do bracarense Ricardo Horta, apontado na sequência de um lançamento de linha lateral do seu colega Yan Couto, foi o 37.º golo deste género nas últimas cinco épocas da Liga Bwin.
Outra das conclusões do nosso estudo que compreende 1278 jogos disputados desde a época 2017/18 destaca os insulares Marítimo e Santa Clara como líderes do ranking que define as equipas com mais golos cujos lances tiveram início com as mãos: quatro.
E onde param os três grandes neste particular? O FC Porto é segundo da tabela, a par de Belenenses, Braga e V. Guimarães, todos com três. Entretanto o Sporting soma dois e o Benfica um.
A época mais profícua das últimas cinco continua a ser a 2018/19, com 12. E sim, claro que é um acontecimento raro porque a probabilidade de acontecer num jogo é apenas de 0,03 por cento! Talvez seja hora de os treinadores começaram a treinar mais o jogo de mãos dos jogadores de campo. Fica a ideia.
Curiosidades
3 assistências
Três assistências num jogo é recorde da prova, nesta época. Fábio Vieira (FC Porto) saltou diretamente para a liderança do ranking de passes para golo, a par de Bruno Lourenço (Estoril), Kiko (Vizela) e Pedrinho (Gil Vicente).
1.º com mais remates
Paulinho (Sporting) é o jogador com mais remates da Liga Bwin (15), a par de Ivo Rodrigues (Famalicão). Lidera ainda o ranking dos que têm mais tentativas de finalização com a cabeça (sete). Contudo, soma apenas um golo.
3 golos
O Belenenses é a equipa com o ataque menos concretizador da prova. Em seis jogos só marcou três golos e um deles resultou de um autogolo do adversário, o guarda-redes Frelih (Gil Vicente), nesta jornada.
6 vitórias seguidas
É preciso recuar a 1982/83 para encontrar um Benfica com seis vitórias nas seis primeiras jornadas. Nas anteriores seis vezes em que os encarnados conseguiram-no, só não foram campeões na época de 1951/52 (título conquistado pelo Sporting).
98 consentidos
O Tondela é a equipa com mais remates consentidos da Liga Bwin. São 98, o que ajudou a colocar os tondelenses em 3.º no ranking das equipas com mais golos sofridos (12). O Benfica é o que consente menos remates: 37.
5 nos últimos 15"
O Braga é, a par do lanterna vermelha Moreirense (três pontos), a equipa com mais golos a fechar os jogos. São já cinco os tentos nos últimos 15" e dois deles nos descontos - nenhuma equipa tem mais do que um após os 90".