Manuel Machado e o regresso ao Nacional: "Não me metia nesta guerra se não tivesse confiança"
Professor deixou o Berço (Campeonato de Portugal) para substituir o homólogo Luís Freire no comando técnico da equipa madeirense
Corpo do artigo
Manuel Machado regressou ao futebol profissional para substituir Luís Freire no comando do antepenúltimo classificado Nacional e, esta segunda-feira, o treinador mostrou convicção em permanecer os insulares na próxima edição da Liga NOS.
"É um quadro difícil neste momento, para o Nacional e para uma mão-cheia de clubes. Será uma luta muito dura neste último terço da prova para que o objetivo seja alcançado. Agora, não me meteria nesta guerra se não tivesse confiança de poder fazer parte de uma solução", afirmou o experiente técnico, ao Canal 11.
Manuel Machado reconheceu que vai manter algumas ideias implementadas pela equipa técnica antecessora, mas apontou a mudanças na matriz da formação insular e a uma injeção nos próprios índices psicológicos dos jogadores.
"Há muita coisa que está feita e que deve ser preservada. Não será em dois meses que restam para o final da época que se vai alterar profundamente. Mas há reajustamentos tático-estratégicos que podem ser feitos, assim como ao nível mental e motivacional da equipa. O problema existente tem solução", assinalou o treinador.
Manuel Machado assumiu que tem "acompanhado o Nacional com atenção em particular" e que o novo convite feito pelo presidente Rui Alves foi "um prazer por tudo o que se retém do passado" ao serviço do clube da Madeira.
O timoneiro volta a um emblema velho conhecido da sua carreira desportiva, já que o orientou na temporada de 2005/06, nas de 2008/09 e de 2009/10 e, também, entre as épocas 2012/13 e 2016/2017, e assinou contrato até final da presente época.
Manuel Machado, que deixou o Berço (Campeonato de Portugal), vai estrear-se oficialmente no comando técnico do Nacional em 3 de abril, em jogo da 25.ª jornada da Liga NOS, frente ao forasteiro Portimonense.
A equipa alvinegra, situada na 16.ª posição e que a atira para a disputa do playoff de permanência com o terceiro classificado da Liga SABSEG, não vence há seis jornadas seguidas - desde a visita ao Boavista, a 5 de fevereiro.
O experiente treinador vai encontrar no plantel alvinegro vários jogadores com os quais já trabalhou no passado, tais como o médio e capitão Rúben Micael, o defesa Rui Correia, o avançado Marco Matias e o médio Witi.