Manteigas questiona legitimidade do lançamento do Benfica District: "Não vale tudo em época eleitoral"
Candidato à presidência do Benfica fala em "falta de consideração pelos sócios"
Corpo do artigo
Num extenso comunicado publicado nas redes sociais, João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, questionou o projeto que Rui Costa vai divulgar amanhã, denominado Benfica District. Manteigas fala de um "projeto que estava guardado na gaveta", ataca a legitimidade para este lançamento a meses de um ato eleitoral e lamenta: "A palavra receita ultrapassou a palavra vitória no vocabulário benfiquista!"
Leia o comunicado na íntegra:
"BENFICA DE "BETÃO"
No dia 22 de Julho de 2025, a Direção do Sport Lisboa e Benfica dará a conhecer o projeto denominado "Benfica District". Alegadamente, este projeto vai "transformar e valorizar o Estádio da Luz e a sua envolvente", sendo "o mais ambicioso projeto previsto para a cidade de Lisboa e vai criar uma nova centralidade até 2030". Mais: vai melhorar "a experiência clubística dos sócios e adeptos". É notória a falta de consideração pelos sócios quando estes são sempre os últimos a tomar conhecimento sobre matérias que lhes dizem respeito primariamente. Não vale tudo em época eleitoral. Nem mesmo um projeto, entre tantos outros, que se encontrava perdido numa gaveta de um gabinete da Benfica SAD. O "Benfica District" é um plano antigo que tem previsto criar edificações na área envolvente ao nosso Estádio, cujo objetivo passa por rentabilizar o restante património do Benfica. A palavra "receita" ultrapassou a palavra "VITORIA" no vocabulário benfiquista! Nas Assembleias Gerais de Junho (Orçamento) e Setembro (Contas) de 2024, o sócio e candidato João Diogo Manteigas manifestou preocupação com a dívida abismal que a Benfica SGPS, detida a 100% pelo Clube, tem para com a SAD, pela aquisição de 100% do capital social da Benfica Estádio e da BTV, realçando a importância do tema, pouco abordado até então na discussão do futuro do Sport Lisboa e Benfica. Com esta complexa situação financeira do Clube, cabe a esta vigilante candidatura colocar várias questões, que consideramos pertinentes para o esclarecimento dos sócios:
1) O complexo desportivo denominado "Estádio da Luz" é propriedade da empresa "Benfica Estádio", pelo que se exige saber se o "Benfica District" será financiado por esta ou por outra empresa participada do Grupo Benfica e, em caso afirmativo, de que modo e em que moldes será feito este financiamento.
2) Qual o valor total dos custos, despesas e encargos já assumidos e liquidados pelo Benfica? Qual(is) a(s) empresa(s) do Grupo Benfica que os assumiu e a quem pagaram (incluindo, sem se limitar, arquitetos e consultores)?
3) Que estudos foram realizados, e por que entidades, para avaliação do incremento de faturação na zona comercial, tendo em conta a existência de um espaço concorrente numa localização bastante próxima (Centro Comercial Colombo)?
4) Que entidade irá gerir os espaços comerciais (incluindo o hotel) e quem comercializará os espaços habitacionais?
5) Porque é que não foi contemplado no projeto a maior urgência infraestrutural de todas hoje existente na Luz: o aumento da capacidade do Estádio e a diminuição da lista de espera de Red Pass?
6) A actual Direção do Benfica e o seu Presidente Rui Costa sentem legitimidade para anunciar e começar a executar um projecto desta dimensão e investimento no 45° mês de um mandato de 48? Por que motivo não foram os sócios informados destes planos até a 3 meses do fim do actual mandato?
7) Qual o ponto de situação de outros projectos anunciados previamente, alguns dos quais promessas eleitorais do actual Presidente, nomeadamente a Casa do Sócio ou a Cidade Benfica?
À Direção do Sport Lisboa e Benfica, relembramos - o Clube foi construído com décadas de lágrimas, suor e trabalho dos nossos sócios e antepassados e com a visão de mentes como Ferreira Bogalho, Maurício Vieira de Brito e Borges Coutinho, para um único propósito: VENCER! O sucesso desportivo, por esses relvados e pavilhões de Portugal e o mundo fora!
NÃO ABDICAREMOS DO ASSOCIATIVISMO! Não seremos meros clientes!
VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA!"