Reino da pantera assolado por dúvidas e inquietudes. SAD ainda quer contornar o fecho do mercado, mas precisa de resolver impedimentos. E há questões internas que esperam resolução
Corpo do artigo
Sem reforços em janeiro, eis um Boavista atulhado em problemas e preocupações. Apurou O JOGO que Seba Pérez e Abascal não treinam com o plantel desde a passada quarta-feira. O colombiano foi, logo depois, cortado dos eleitos para a receção ao Famalicão. Os atletas terão sido colocados à parte, cumprindo exercícios com um preparador-físico no ginásio, sem acesso a palestras. Sem quaisquer contactos superiores, aguardam posicionamentos do treinador ou da cúpula. Seba, livre no final da época, recusou sair no mercado, tentado por sondagens que envolveram os grandes do Minho e emblemas da América do Sul, na esperança de poder ajudar o Boavista, mas, até ver, precisa de sinal para voltar a constituir opção. O mesmo ocorrendo com Abascal, que cumpre castigo. Fica a dúvida se a situação muda de figura, por parte de Bacci ou da SAD, que terão visto, alegadamente, menor foco nos atletas em causa.
Entretanto, a falta de reforços, consequência dos impedimentos que vigoram, acentuou a apreensão no reino da pantera, os adeptos não deixaram de assinalar a deceção resultante da incapacidade da SAD em solucionar os problemas, tanto junto da FIFA, relativamente aos Transfer Ban, como na Segurança Social e Autoridade Tributária, que implicava a entrega de uma declaração de não dívida. Fracassados os planos axadrezados, criou-se um certo espetro condenatório quanto a uma descida, tendo sido esta a quarta janela de mercado perdida.
A situação criou insatisfação no treinador Cristiano Bacci, que assumiu com coragem o Boavista, perante circunstâncias adversas. Ainda fez a pantera ferir alguns rivais, mas o ciclo de cinco derrotas seguidas atirou a equipa para o último lugar, já se estando a cavar um fosso para quem respira acima da linha de água.
O italiano foi resistindo na esperança de receber reforços que tinham sido prometidos como possíveis para janeiro, pelo que o final do mês levou Bacci a procurar entender as ferramentas que pode ter para o resto da época. A SAD terá garantido empenho em oferecer jogadores que não tenham tido qualquer registo contratual em 24/25. Muitos quadros paralelos apoquentam a fragilizada pantera. Onyemaechi, um dos mais valiosos do plantel, partiu para a Grécia e, já ontem, o médio Marco Ribeiro, com 12 jogos na época, viu detetada rotura do ligamento cruzado do joelho direito, enfrentando cirurgia e paragem até final da temporada.