Mais de mil milhões pela frente: rivais do Benfica na Champions reforçaram-se até aos dentes
Chelsea e Newcastle foram os principais responsáveis pelo alto investimento dos adversários das águias, que gastaram quase tanto como os opositores de Sporting, FC Porto e Braga… somados.
Corpo do artigo
A importância do feito alcançado pelo Benfica nas eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões fica bem explícita nos milhões encaixados no imediato, cerca de 27,5 milhões de euros, mas também ganha dimensão recordando a receita da caminhada da temporada passada, com um total de 71,4 milhões de euros. Mas será precisamente contra os milhões que as águias irão lutar, tendo pela frente rivais que se armaram até aos dentes, tendo carregado, e muito, no investimento no reforço das respetivas equipas.
Depois de uma pesquisa minuciosa a todos os movimentos de mercado realizados pelos emblemas que estarão no caminho do Benfica na fase de liga, chega-se a um valor global que… surpreende. Chelsea, Newcastle, Bayer Leverkusen, Real Madrid, Juventus, Nápoles, Ajax e Qarabag, por ordem descendente no critério dos gastos, gastaram mais de mil milhões de euros em reforços para a nova temporada concluído que está o mercado de verão. Tudo somado, foram aplicados 1.285,6 milhões de euros.
Da Premier League chegou o grosso do gasto em armas para atacar a nova temporada a edição da Liga dos Campeões, com Chelsea e Newcastle (ver quadro abaixo) a investirem mais de 600 milhões de euros, seguindo-se os alemães do Leverkusen com quase 200 e o Real Madrid com perto de 170 milhões. Se o Benfica entrasse na lista viria logo a seguir aos merengues, dado que os encarnados colocaram 136,8 milhões na calculadora dos reforços, tendo Lukebakio sido o último a chegar e com um custo de 20 milhões de euros, menos sete que Sudakov (contabilizando aqui a taxa de empréstimo e a cláusula de compra obrigatória) e Richard Ríos.
Numa comparação simples, e mesmo tendo emblemas em comum no calendário, os adversários do Sporting gastaram… menos de metade do que os do Benfica. Aliás, só os dois rivais ingleses investiram mais que todos os oponentes do clube de Alvalade, que puxaram “apenas” 588 milhões da conta bancária para aquisição de caras novas. Olhando à Liga Europa, o FC Porto terá pela frente equipa que investiram 342 milhões e os opositores do Braga gastaram quase 410 milhões. Todos somados, só superam os do Benfica em 55,38 milhões.