Organismo indicou que a quase totalidade dos 492 atletas inscritos protegeram-se contra a infeção pelo novo coronavírus. Nova campanha de sensibilização estará em curso
Corpo do artigo
A Liga Portugal, que se reuniu, esta segunda-feira, com os departamentos médicos dos clubes das I e II Ligas, a propósito da evolução epidemiológica no futebol, revelou que a quase totalidade dos jogadores em competição está vacinada contra a covid-19.
Em concreto, o organismo referiu, em nota oficial, o "facto de 96,4% dos jogadores [estão 492 inscritos por 18 equipas] estarem vacinados", sendo que a taxa de vacinação dos agentes desportivo é ainda maior: 98,7%. Assim, restam somente 3,6% de atletas e 1,3% de agentes desportivos sem receber a vacina contra a covid-19.
Ilustrativo de "situação animadora", o órgão presidido por Pedro Proença detalhou, ainda, que "apenas seis jogadores", em cerca de cinco centenas, acusaram positivo à covid-19 ou estiveram em isolamento profilático durante o passado mês de outubro.
Em alerta permanente face à pandemia, a Liga reuniu com os departamentos médicos dos 34 clubes para reiterar o apelo ao cumprimento de regras de higiene e segurança, ainda que "os contágios [no futebol profissional] estejam muito abaixo da média nacional" e obter a colaboração conjunta numa campanha da DGS.
Denominada "Este Jogo Ainda Não Acabou", a nova iniciativa, em curso no próximo fim de semana, pretende sensibilizar os adeptos e portugueses em geral para a "necessidade de reforçar as regras de segurança e de higiene no âmbito da covid-19".
"O uso de máscara, a limpeza e higienização das mãos e o distanciamento, sobretudo daqueles que não estão na "bolha" à qual pertencemos é um dever de todos", pode ler-se na nota da Liga Portugal.