Conference League: V. Guimarães, Santa Clara e o Famalicão efetivaram o pedido de licenciamento. Belenenses e Moreirense estão fora.
Corpo do artigo
A derrota do V. Guimarães, na quarta-feira, na receção ao Famalicão acendeu a luta pelo único lugar de acesso às competições europeias.
13719996
Com este resultado, o Paços de Ferreira assegurou o quinto posto, a segunda melhor classificação de sempre na sua história e segue para a terceira pré-eliminatória da Conference League. Esta prova, em estreia na próxima época, alimenta por cá forte concorrência ao V. Guimarães, atual sexto classificado. Santa Clara, Belenenses e Moreirense (têm menos dois pontos) e Famalicão (menos cinco) são as principais ameaças. Mas só os açorianos e os famalicenses, além dos vitorianos, claro, estarão em condições legais de participar na nova competição da UEFA se, desportivamente, conquistarem esse direito. Isto porque apenas os três confirmaram o pedido de licenciamento para a participação nas competições europeias em 2021/22.
Contactados por O JOGO, os presidentes de Belenenses e Moreirense não quiseram esclarecer o seu posicionamento neste processo, mas o nosso jornal sabe que nenhum dos clubes efetuou a chamada inscrição europeia, que no fundo é acionar o processo de licenciamento que necessita de aprovação por parte da Federação Portuguesa de Futebol.
O sexto lugar é um objetivo real para cinco clubes, mas a luta europeia não contempla todos, pois Belenenses e Moreirense não cumpriram com as exigências para tal. Famalicão tem ténues esperanças... desportivas
Rui Pedro Soares garante que a equipa de Petit "vai lutar pelo sexto lugar" e nada mais acrescentou, sabendo-se que existe a promessa de um prémio a distribuir pelo plantel, caso o clube concretize esse objetivo. Pela parte do Moreirense, Vítor Magalhães fez uma declaração semelhante e sem ser claro.
O Famalicão que surge nesta equação graças à extraordinária recuperação na classificação, largando o estatuto de aflito para se tornar na sensação nesta ponta final e beneficiar de uma probabilidade, ainda que distante e depende de derrotas dos que estão acima, para discutir um lugar europeu e com o licenciamento acautelado. Os famalicenses nunca sentiram as emoções de uma prova europeia e na época passada andam muito próximos, terminam em sexto lugar, com 54 pontos.
Em matéria de sexto lugar, diga-se, é muito apetecível o Belenenses-Santa Clara do próximo domingo. E até pode ser clarificador.