A luta europeia adivinha-se intensa, com escorregadelas a acrescentar emoção na reta final da I Liga.
Corpo do artigo
O Famalicão perdeu em casa e, assim, perdeu também uma bela oportunidade de se colar ao Braga, que, por sua vez, naufragou em Vila do Conde, desperdiçando a hipótese de pressionar ainda mais o Sporting, e já vê o Rio Ave a aproximar-se pelo retrovisor.
Aguarda-se hoje a resposta leonina, numa trama de números que aparecem entrelaçados e que vão ditar as vagas europeias de Portugal. Duas são para a Champions, uma direta e outra a obrigar a eliminatórias, e essas parecem ainda protegidas por uma margem confortável de FC Porto e Benfica.
Ora, sendo estes os dois finalistas da Taça, significa isso que sobram mais três vagas pela via do campeonato para se chegar à Liga Europa. Aí, as contas estão animadas nesta reta final e ontem os destinos de parte substancial dos candidatos foram a exame. Famalicão e Braga falharam com estrondo, e o salto maior foi dado pelo Rio Ave. O Sporting tem hoje a possibilidade de reforçar o terceiro lugar e de ficar a nove da última vaga da Champions. O V. Guimarães conseguiu ganhar algum fôlego com a escorregadela do Famalicão, mas tem de juntar ao braço de ferro a força vila-condense. Essa quinta vaga é a mais renhida, sendo certo que, nas cinco jornadas que estão por disputar, os destinos dos cinco candidatos pela Liga Europa correm em paralelo, sem encontros diretos entre eles.
O que falta jogar a cada um dos candidatos à Europa:
- Sporting: Gil Vicente (casa), Moreirense (fora), Santa Clara (casa), FC Porto (fora), V. Setúbal (casa), Benfica (fora);
- Braga: Aves (casa), Paços de Ferreira (fora), Belenenses SAD (casa), Tondela (fora), FC Porto (casa)
- Rio Ave: Gil Vicente (fora), Portimonense (casa), Marítimo (fora), Santa Clara (casa), Boavista (fora)
- Famalicão: Tondela (fora), Benfica (casa), V. Setúbal (fora), Boavista (casa), Marítimo (fora)
- V. Guimarães: Portimonense (fora), Gil Vicente (casa), Benfica (fora), Marítimo (casa), Santa Clara (fora)