Dida bisou no 3-2 que eliminou o Aves SAD na Taça de Portugal e lançou os alentejanos para os oitavos de final
Corpo do artigo
Desde 1961/62 que o Lusitano de Évora não chegava tão longe na Taça de Portugal. Depois de eliminar Académico de Viseu e Estoril, a equipa alentejana afastou o Aves SAD, também do escalão mais alto, com dois dos três golos a serem apontados por Dida, apurando-se para os oitavos de final. “Foi especial por ter sido contra uma equipa da I Liga e pelo momento que queremos passar com o Lusitano. A ideia é pôr o clube de novo na I Liga, o projeto está a ser construído nesse sentido”, adiantou a O JOGO o ponta-de-lança do clube eborense, que conta com 14 presenças no escalão principal, a última das quais em 1964/65.
“Este é um clube histórico e quer voltar aos campeonatos profissionais, neste caso ao patamar mais alto. Está a ser desenvolvido um projeto muito interessante, com boas condições, a cidade está envolvida, assim como a Direção, os jogadores e o staff. Tem sido esse o segredo”, apontou o jogador que representa os alentejanos desde janeiro do ano passado e que pretende ajudar o clube a concretizar um objetivo ambicioso. “Tenho esse sonho e gostava muito de o cumprir. Por tudo o que eles me têm dado, fazem-me sentir em casa e é um clube histórico”, justificou.
O segredo para ultrapassar adversários de escalões superiores tem sido a “grande união” que impera na formação alentejana . “Somos uma equipa muito trabalhadora, com uma grande união e espírito de grupo. Com o apoio dos adeptos e da estrutura foi possível alcançarmos este feito”, explicou o ponta-de-lança, elogiando a capacidade revelada ao longo do jogo contra o Aves SAD. “Na primeira parte, principalmente, fomos superiores, tivemos muito tempo a bola e conseguimos fazer dois golos. Foi um jogo muito ativo da nossa parte. Na segunda, eles acabaram por equilibrar, mas com a expulsão [de Gustavo Assunção] sentenciámos o jogo e controlámos a partida da melhor maneira”, relatou.
Orientado por Pedro Russiano, treinador que nas últimas três épocas esteve no rival Juventude de Évora, o Lusitano tem, na perspetiva de Dida, “uma equipa com muita qualidade”, estando bem repartida a nível de idades”. “Temos muita maturidade e também alguns jovens. Há muitos jogadores experientes neste campeonato em que estamos inseridos, pelo que criámos um grupo muito trabalhador e com muita qualidade”.
Em Braga também se pode sonhar
O avançado, de 28 anos, reconhece que disputar os oitavos de final da Taça em Braga “complica um bocadinho”, mas atira, sem hesitar, que “é um jogo em que podemos sonhar, tal como os outros”. A atitude será “olhar para o jogo da mesma maneira e desfrutar num grande ambiente”. “Qualquer jogador quer chegar a estes momentos e, por isso, é preciso aproveitar ao máximo, não esquecendo que o nosso objetivo principal é subir à Liga 3”, frisou, reforçando que “é aproveitar e desfrutar de tudo o que está a acontecer”.