Antigo central marcou presença na inauguração da exposição "Luisão dias de luta, dias de glória".
Corpo do artigo
O antigo capitão e atual diretor técnico para o futebol do Benfica, Luisão, sublinhou esta sexta-feira a consolidação gradual das rotinas inerentes à nova equipa técnica, liderada por Jorge Jesus, por parte do plantel encarnado.
"Quando se fala do Benfica, mesmo antes de começar a temporada, é sempre com a ambição de conquistar títulos. Estamos com novo treinador, novo processo de jogo, novas rotinas e as coisas têm acontecido pouco a pouco, estão mais consolidadas, para que se chegue ao primeiro jogo da temporada e se conquiste o objetivo de passar [a eliminatória da Liga dos Campeões] e, depois, pensar no início do campeonato", afirmou.
O brasileiro, acompanhado pela sua família, falava aos jornalistas na inauguração da exposição "Luisão - Dias de Luta, Dias de Glória", no Museu Benfica - Cosme Damião, que contou com a presença do presidente das águias, Luís Filipe Vieira, do administrador Domingos Soares de Oliveira e dos antigos jogadores Shéu Han, Valdo e Júlio César, entre outros.
Luisão não escondeu a satisfação pelas novas funções no Benfica, enquanto diretor técnico para o futebol, que assenta em "tirar o máximo daquilo que o jogador consegue colocar dentro de campo, partilhar os valores do Benfica, fazer a ligação entre o balneário e o treinador, para que tenha uma escolha mais difícil e, no fim de tudo, o Benfica vencer os jogos".
"São dois anos de muita aprendizagem e de muita responsabilidade, pois quando se fala no Benfica, fala-se em paixão, de emoção, de mística e de boa gestão. Cheguei a esta casa há 17 anos e vi a transformação do clube e da minha vida também. Esse é o meu foco. Estou a gostar muito das novas funções, estou a viver o dia-a-dia com a equipa e sei o potencial", expressou.
Sobre a exposição que retrata a sua história no Benfica, clube a que chegou em 2003 e onde terminou a carreira como futebolista há cerca de dois anos, Luisão confessou ser "um dia de muito orgulho", no qual está "a realizar um sonho", agradecendo à base familiar, à "família benfiquista" e a Luís Filipe Vieira.
"São 17 anos e sou um privilegiado por tudo o que aconteceu na minha carreira. O que importa é o futuro e, nesta casa, estou a ter a possibilidade de contribuir também para aquilo que são os objetivos e o futuro do clube", congratulou-se, embora admitindo alguma tristeza pelas duas finais da Liga Europa perdidas. "Essa é a minha maior frustração, não ter conquistado um título europeu", indicou.
O presidente do clube da Luz, Luís Filipe Vieira, deixou uma curta nota elogiosa ao ex-defesa central e realçou o "percurso de grande felicidade" e os troféus conquistados que fazem de Luisão "um dos mais titulados" futebolistas do Benfica, frisando que "tudo o que se fizer à volta de Luisão, de certeza que é tudo merecido".
"De certeza que ele [Luisão] vai representar, nas novas funções que tem, aquilo que aprendeu sempre, que é ser um grande benfiquista, grande capitão dentro e fora do campo, e essa mensagem será passada a todos os profissionais deste clube, sejam da primeira equipa, da equipa B ou dos juniores", ressalvou.
A exposição, que conta com taças levantadas por Luisão e objetos relevantes no percurso do ex-internacional canarinho, tem caráter temporário, mas com data final indefinida.
12602675