Na primeira titularidade pelos cafeteros, o dianteiro leonino assinou quatro golos na Venezuela em poucos minutos. O jogador contratado ao Almería viveu uma noite de glória em Maturín, contribuindo decisivamente para um triunfo por 6-3. Faturou entre os minutos 42 e 67 e foi substituído após o póquer.
Corpo do artigo
Luis Suárez viveu na madrugada de ontem em Portugal, uma noite de glória em Maturín, na Venezuela, saindo de campo como o herói do triunfo por 6-3 da Colômbia, ao apontar quatro golos. O avançado de 27 anos, que este verão foi contratado pelos leões ao Almería, estreou-se a titular nos cafeteros, pelos quais já tinha feito cinco jogos, o primeiro sob o comando de Carlos Queiroz em 2020, e justificou plenamente a aposta do selecionador Nestor Lorenzo.
Até ontem em branco com a camisola colombiana, Suárez celebrou pela primeira vez aos 42 minutos. Após cruzamento de Ríos (médio do Benfica) e passe de cabeça de Luis Díaz, surgiu oportuno na pequena área a fazer o empate 2-2. No segundo tempo, entre os 50 e 67 minutos, o jogador do Sporting assinou mais três golos para chegar ao póquer. Primeiro recebeu um passe de James e tirou um defesa da frente na área para atirar a contar com um remate rasteiro. Aos 59’, Suárez recebeu um passe de Díaz e furou pelo meio da defesa venezuelana antes de chutar de pé esquerdo para as redes. Por fim, assinou o 5-2 com uma emenda para a baliza deserta após assistência de Ríos.
Logo depois, o jogador do Sporting deu lugar a Córdoba, com a certeza de que já tinha feito história pela Colômbia e nas eliminatórias sul-americanas de qualificação para os Campeonatos do Mundo. Nunca antes um compatriota seu conseguira faturar mais de três golos pela Colômbia, tendo Luis Suárez deixado para trás nomes como os de Arnoldo Iguarán, Faustino Asprilla, Valenciano e Aristizábal, todos eles autores de “hat-tricks”.
Muito cumprimentado por todos os colegas de equipa e selecionador após o apito final, Luis Suárez mereceu também palavras elogiosas por parte do presidente da federação colombiana, Ramón Jesurún, que falou à rádio Caracol e destacou a transferência do dianteiro para um novo clube esta temporada. “É muito claro que Luis Suárez é um jogador que vem de uma clara ‘promoção’, está agora num clube de topo, como é o caso do Sporting. Estou sempre em contacto com eles [jogadores] e agora ficou com uma expectativa muito alta, agora a responsabilidade vai ser maior, mas acredito que vai responder na mesma, porque é um jogador de enormíssima qualidade”, afirmou sobre o ponta-de-lança que soma dois golos com a camisola do Sporting.