Neto ponderou dar continuidade à carreira, mas cedeu ao pedido de João Pereira e Varandas e será uma arma no balneário. Durante a apresentação, o treinador dos leões justificou a escolha do central. “Vai ter um papel fundamental no dia-a-dia do nosso clube, com a sua experiência pode ajudar em muitos campos”, atirou.
Corpo do artigo
Está confirmada a presença de Luís Neto, 36 anos, natural da Póvoa do Varzim, na equipa técnica liderada por João Pereira. Muito elogiado por Rúben Amorim, teve sempre nas mãos a possibilidade de continuar ligado ao Sporting e perante o apelo de João Pereira e Varandas não hesitou, aceitando o convite para se juntar à estrutura do plantel leonino. Neto ainda ponderou em determinada altura dar continuidade à carreira, mas acabou por arrumar as botas.
Internacional português, iniciou a carreira no Varzim, mas o selo de garantia chegou após uma longa caminhada na Rússia ao serviço do Zenit. Nos últimos cinco anos vestiu de verde e branco e mesmo não sendo utilizado, nesta fase, com regularidade manteve sempre um espírito altruísta muito apreciado por Amorim. Seduzido pelo seu antecessor ou por iniciativa própria, João Pereira foi resgatá-lo.
“Fui eu que pedi ao presidente e ao Viana, por toda a experiência que tem como futebolista e porque é um elemento, como todos os outros da minha equipa técnica, no qual eu deposito bastante confiança. Vai ter um papel fundamental no dia-a-dia do nosso clube. O Neto, com a sua experiência, pode ajudar em muitos campos”, sublinhou.
João Pereira irá contar ainda com Tiago Teixeira (treinador adjunto principal), António Calça e Pina (treinador adjunto), José Caldeira (treinador adjunto responsável pelas bolas paradas), Hugo Tecelão (treinador de guarda-redes), Tiago Ferreira (treinador de guarda-redes), Gonçalo Álvaro (preparador-físico) e Pedro Cardoso (treinador adjunto). Os dois últimos pertencem à unidade de performance que dá apoio à equipa técnica.
Outros adjuntos
Tiago Teixeira
Treinador adjunto principal (42 anos)
É o braço-direito de João Pereira. Foi observador no Barcelona e nos Emirados Árabes Unidos. Foi diretor desportivo no V. Setúbal.
José Caldeira
Treinador adjunto (30 anos)
É o técnico que trabalha as bolas paradas. Natural de Campo Maior, chegou ao Sporting em 2016. É licenciado em Ciências do Desporto.
Hugo Tecelão
Treinador de guarda-redes (40 anos)
Foi guarda-redes do Sporting durante 12 épocas, dos escalões de formação aos seniores. Ganhou um campeonato de juniores pelos leões.
Tiago Ferreira
Treinador de guarda-redes (49 anos)
A cara mais mediática dos adjuntos. Desde 1995, só em três temporadas não esteve ao serviço dos leões. Foi jogador profissional do Sporting.
António Calça e Pina
Treinador adjunto (26 anos)
Foi analista nos escalões de formação do Linda-a-Velha, enquanto estagiava também no Benfica. Foi observador técnico dos leões em 2018 e volta agora.
Pedro Cardoso
Treinador adjunto (35 anos)
Entrou em 2019 para a equipa técnica feminina, transitando em 2020 para os sub-19 masculinos. Esta temporada integrava os sub-23.
Gonçalo Álvaro
Preparador-físico (47 anos)
Após nove épocas no departamento médico do futebol profissional, como fisioterapeuta, coloca agora em prática outra das suas competências.