Primeiro-ministro destacou liderança do antigo dirigente
Corpo do artigo
O primeiro-ministro Luís Montenegro marcou presença no último adeus a Pinto da Costa, na Igreja das Antas e destacou a liderança do antigo dirigente no clube azul e branco.
"Foi uma referência dos valores da promoção da prática desportiva, da promoção do país. Recordo a forma transversal como se dedicou em várias décadas de serviço a todas as modalidades. Recordo a sua presença assídua a ver todos as modalidades, de todos os escalões. Um trabalho que acabou por se repercutir em resultados que animaram a cidade do Porto, o norte do país e o resto do país. Independentemente das preferências clubísticas, foi um símbolo de Portugal, é credor do respeito de toda a comunidade", começou por dizer, salientando o destaque que os dragões têm alé-fronteiras.
"A memória de alguém que dedicou toda a vida a um trabalho de promoção do desporto. O FC Porto é conhecido em todo o mundo por ser uma fábrica de campeões, valores desportivos, quer nos escalões de formação ou sénior. Tem bons desempenhos e boas equipas técnicas. Deve-se a uma cultura muito alavancada por parte de uma liderança que foi muito forte e vincada. Pinto da Costa não é apenas um homem de futebol, mas sim de todas as modalidades. Era visto todos os fins de semana em todos os pavilhões e campos. Sempre com o entusiasmo e vontade de atingir a excelência. Também é verdade que foi um homem que se empenhou em valorizar a cidade do Porto, o norte do país, com um bairrismo assinalável. É com exemplos de personalidade como esta que podemos captar bons atletas e profissionais. Benfica e Sporting? Independentemente das diferenças clubísticas, o português aprecia quem dá muito de si. Tenho a certeza que tem apreço pelo trabalho de Pinto da Costa", concluiu.