Declarações de Luís Freire, treinador do Vitória de Guimarães, em conferência de antevisão ao jogo com o Nacional, a contar para a 32.ª jornada da Liga
Corpo do artigo
O que espera do jogo: "Vai ser um bom espetáculo, são duas equipas que gostam de jogar, gostam de jogar bom futebol, viradas para a baliza. Queremos continuar no caudal ofensivo que temos estado, criar oportunidades de golo. Temos de estar a crescer nesse sentido, marcámos três golos no último jogo e tivemos mais de 20 remates mo jogo anterior. A equipa está ofensiva, quero os meus jogadores com essa mentalidade, de ir à procura do golo, da vitória, procurar ganhar o jogo. Mas espero esse jogo também do lado do Nacional, que sei que é uma equipa que também gosta de jogar. Tem capacidade de rematar, remata também bastante por jogo. Espero um jogo aberto e bom para quem acompanha. Temos de ser extremamente competitivos, capazes, estar unidos e solidários. Sabemos das particularidades de jogar na Choupana e preparámos isso tudo durante a semana. Todos os jogadores trabalharam para ajudar a equipa".
Particularidades do estádio do Nacional: "Não vamos jogar contra nenhum estádio, vamos jogar contra o Nacional, que é uma excelente equipa e com muito bom trabalho do Tiago Margarido. Conheço muito bem o clube, representei-o durante algum tempo. Tenho muito carinho por aquelas pessoas todas, ajudaram-me muito na carreira. Conheço bem o estádio, já fomos lá felizes também. Valorizamos mais a equipa Nacional do que propriamente as condições que vamos encontrar. Acredito que vamos encontrar um bom tempo, normal para se jogar futebol, um relvado bem tratado. Para sairmos vencedores, temos de ter uma equipa à procura do golo. No último jogo, os meus jogadores soltaram-se, e quero novamente essa mentalidade. Temos de estar focados defensivamente, mas sempre com mais foco na baliza adversária".
O que o Vitória pode transportar da última partida: "A energia alta, estou muito satisfeito com os meus jogadores por se entregarem totalmente ao jogo. Entrámos muito fortes no último jogo também. Temos tido personalidade, estamos soltos na procura do nosso jogo. Temos de pensar em nós, respeitar o adversário. Sabemos que o Nacional joga em 4x3x3, sabemos a construção do Nacional, que gosta muito de jogar pelos corredores e fazer muitos cruzamentos. Mas também tem as suas debilidades que queremos expor através do nosso jogo".
Nacional já garantiu a permanência, se pode estar mais relaxados: "Não controlos os sentimentos e sensações do adversário. Sei que garantiram a permanência e dou os parabéns por isso. Acredito que somos todos muito competitivos e queremos ganhar. Controlo o nosso lado, que está com vontade de jogar, preparado e com a energia certa. Vamos descansar até ao jogo para depois irmos à procura do nosso futebol para vencermos. E conto também com o apoio dos adeptos, que são incansáveis. Vamos todos juntos do mais importante, que é fazer um bom jogo e trazer os três pontos para o Vitória".
Samu: "No boletim clínico a situação vai ficar clara e a partir daí podemos falar mais acerca disso."