Declarações do treinador do Rio Ave no dia do regresso ao trabalho.
Corpo do artigo
O Rio Ave, ainda sem reforços, iniciou esta segunda-feira a preparação do seu regresso à I Liga, elegendo a "estabilidade" como a palavra-chave para abordar a nova temporada.
Depois de ter competido a época passada no segundo escalão, interrompendo um ciclo de 13 anos consecutivos na I Liga, o conjunto vila-condense quer voltar a cimentar-se no patamar maior do futebol nacional e apostou na base do grupo de 2021/22 para conseguir esse objetivo.
"Temos a missão de fazer um campeonato tranquilo. Fomos campeões da II Liga e temos jogadores de qualidade para encarar este novo desafio. Não vão ficar todos, mas queremos manter os alicerces da equipa", disse o técnico Luís Freire.
O treinador, que orientou o conjunto da foz do Ave à subida de divisão, e recentemente renovou contrato por mais duas temporadas, quer uma equipa "com identidade forte, que valorize o clube e os jogadores", esperando mostrar "o futebol positivo que o Rio Ave habituou os adeptos". "O campeonato é o nosso principal objetivo, mas também queremos deixar uma boa imagem nas taças, como tem sido tradição neste clube. O planeamento será feito para que a equipa se apresente bem em todos os momentos", completou Luís Freire.
O plantel iniciou os trabalhos ainda sem reforços, mas o treinador garante que os "alvos" já estão identificados. "Desde que acabou a época passada que estamos a trabalhar para identificar jogadores que possam acrescentar qualidade e capacidade. Vários já estão sinalizados, mas sabemos que o mercado será longo. O importante é estarmos prontos e organizados quando a competição começar", disse Luís Freire.
No lote de jogadores que hoje cumpriu o primeiro treino, destaque para presença do médio João Graça, que renovou contrato por mais duas temporadas.
O primeiro ensaio da pré-temporada do Rio Ave acontece já em 2 de julho, num jogo-treino com uma seleção de jogadores do campeonato de futebol popular de Vila do Conde, seguindo-se embates com o Braga B (9 julho), Tondela (9 julho), Paços de Ferreira (16 julho), Feirense (16 julho), Santa Clara (23 julho) e com o Académica de Viseu (30 de julho), que será o jogo de apresentação.
Plantel provisório do Rio Ave para 2022/23:
- Guarda-redes: Jhonatan, Léo Vieira e Magrão.
- Defesas: Aderllan Santos, Hugo Gomes, Pedro Amaral, Costinha, Renato Pantalon e Nuno Namora.
- Médios: Guga, Amine, Vítor Gomes e João Graça.
- Avançados: Fabrice Olinga, André Pereira, Zé Manuel, Aziz, Ukra e Fábio Ronaldo.
Treinador: Luís Freire.
14970660