Declarações de Luís Freire, treinador do Rio Ave, após a derrota por 1-0 com o Vitória, em Guimarães, em jogo da 15.ª jornada da Liga Betclic
Corpo do artigo
Análise: “Temo-nos batido com muitas dificuldades. Temos sido muito competitivos, uma equipa de futebol. Esta equipa veio a Guimarães jogar contra uma boa equipa, a fazer um excelente campeonato. Com bola, descobrimos vários espaços na pressão. Na primeira parte, o Vitória de Guimarães não tem um remate à baliza. Saímos várias vezes com qualidade, mas faltou-nos definir melhor os lances. Temos a melhor oportunidade da primeira parte. O Rio Ave fez um jogo estável. Não defendemos baixo. Tentámos ter a bola. Na segunda parte, conseguimos colocar ainda mais em prática o que tínhamos feito. Contra o caudal do jogo, o Vitória faz o golo num penálti, num erro nosso, numa abordagem negligente [de Aderllan Santos]. Sem fazer nada por isso, o Vitória põe-se a ganhar. Os jogadores não desistiram. O Vitória é muito difícil de controlar na transição e no ataque à profundidade, mas poderíamos ter feito o empate."
Frustração: "O Rio Ave jogou futebol, foi superior a nível de jogo jogado e perdeu. O Vitória está de parabéns por ganhar. Nós jogamos para ganhar, mas não temos sido felizes. Este jogo foi um espelho dos últimos jogos do Rio Ave. Ganhar é o mais importante no futebol. Se uma equipa no fundo da tabela joga assim contra um adversário de muito valor, mais confiança terá se chegar aos 15 pontos. Quanto mais vitórias tivermos, mais confiança teremos. Estes resultados geram frustração. Sentimos responsabilidade de ganhar, mas, a jogar assim, se ganharmos uma vez, estaremos mais perto de voltar a ganhar.
Mercado de inverno: "Este grupo está há 16 meses junto e tem dado tudo pela camisola, pelo Rio Ave. Vamos ficar em pé de igualdade com todos [já que o clube pode voltar a contratar no mercado de inverno] e vamos fazer uma segunda volta melhor. Há um esforço grande da direção para regularizar tudo. O Rio Ave tem tido anos complicados. Com o mercado, temos condições para fazermos melhor do que o que temos feito. Queremos fazer uma grande segunda volta."
Ausência de Guga: "O Guga [ausente do jogo] teve uma semana limitada ao nível do treino e da condição física. Não se mostrou totalmente disponível para o jogo. Infelizmente, não pudemos contar com ele."