Declarações do treinador do Vitória de Guimarães em antevisão ao jogo com o Gil Vicente, agendado para as 20h15 de sexta-feira
Corpo do artigo
Adversário com dificuldades: "O momento que atravessamos é bom e deu-nos muito trabalho, está a sair muito do sacrifício dos jogadores e do staff, com alegria e ambição. A equipa tem respondido bem, mostra-se ambiciosa para chegar ao quinto lugar, que é um objetivo grande. Nada fica decidido amanhã, mas passa por Barcelos. Sabemos que o adversário tem qualidade, principalmente no ataque. Estão num período mais difícil, mas estamos focados no que temos de fazer e temos de conseguir fazer muita coisa boa para conseguir os três pontos, É um campo tradicionalmente difícil, já há três anos que perdemos lá, temos um borrego para matar também."
Resultados menos bons do Gil Vicente: "As equipas precisam todas de ponto, sendo para ser campeãs, não descer ou ficar em terceiro lugar. A pressão existe para todos os lados, nós também temos a nossa. Pressão há dois dos lados, acredito que possa estar pressionado porque está a lutar pela permanência e o tempo vai acabando, mas nós estamos na nossa pressão para acabar em quinto lugar."
Gil Vicente em termos de jogo: "É uma equipa que joga num 4x3x3, gosta de ter a bola. O César Peixoto gosta de ter uma equipa a jogar, a construir, é uma equipa forte na construção, liga bem o jogo para desenvolver dos médios para os avançados. Tem muita posse de bola, acaba por ter essa capacidade. Acredito que vai ser um jogo assim, a procurar o jogo, a atacar. Mas nós também. Mais importante do que o adversário, é o que vamos fazer. Queremos ter a excelente atitude que tivemos diante do Santa Clara. Queremos mais situações de golo, mais criação de oportunidades e ser melhores na definição do último terço. Queremos jogar bem e ganhar. A nossa Europa é Barcelos, é extremamente importante para nós.2
O Vitória tem a segunda melhor defesa do campeonato: "Sem mentalidade de quem trabalha, é difícil as ideias terem resultado. O que me agrada é que, por trás de cada ideia, está uma atitude, um compromisso, uma mentalidade. Os jogadores têm sido inexcedíveis na procura de superar dificuldades, de terem a energia e mentalidade certas. Depois, as ideias vão funcionado. Na maior parte dos jogos, temos uma posse de bola grande, uma reação à perda forte, Tudo isto vem da ambição dos jogadores. O Mikel treinou a semana toda, vamos ver amanhã."
Umaro Embaló: "Acusou uma substância, neste momento está dispensado de se apresentar nos treinos e o processo vai desenvolver. Até lá, não faz parte dos trabalhos da equipa. O que depende de mim é trabalhar com os jogadores que tenho comigo, que estão disponíveis. O Umaro não está connosco neste momento, não vale a pena estar a fazer futurologia. Falei com ele e o que falei com ele fica entre nós."