Luís Filipe Vieira: "É preciso vir um alemão para descobrir um jogador no Benfica B que hoje é titularíssimo no PSG?"
Após semanas de reflexão e de contactos, Luís Filipe Vieira confirmou esta terça-feira que avança como candidato à presidência do Benfica no ato eleitoral que se vai realizar em outubro.
Corpo do artigo
"É preciso vir um alemão para descobrir um jogador no Benfica B que hoje é titularíssimo no PSG?"
"O Benfica ou apresenta resultados de 20 ou 30 milhões, ou se apresenta negativo algo está mal. O passivo nunca assusta, porque tem ativo. No meu tempo a rubrica clientes esteve sempre acima de fornecedores. Quando se investe é um problema. É preciso vir um alemão para descobrir um jogador no Benfica B e hoje ser titularíssimo no PSG? Chegou, não ouviu bocas e disse que o ia por a jogar. Diziam que era pequenino. O Rui chegou a dizer 'estás no Benfica, onde é que o Renato Sanches vai jogar no Benfica'. Do João Neves não sei quem disse, vieram-me contar".
Vieira e o mercado: "O Benfica não pode trilhar o caminho da ruína"
"O Caso Lex é de mais-valias que eu tinha numa empresa. Não havia retroativos e eu paguei. Não fui eu que dei bilhetes ao Rangel. Há casos de clubite, disse eu. Se há casos decididos tão rapidamente, onde anda o meu. Falei com o Rangel para irmos ver como andamos, foi isso. Disseram que lhe tinha prometido a presidência de uma faculdade do Benfica, mas nunca me passou pela cabeça fazer uma faculdade no Benfica."
"Porque é que acha que há tantos candidatos a presidente? Eu tenho consciência tranquila. Eu candidato-me e os sócios são livres de votar."
Como pretende reverter a representatividade da formação na equipa? "O Benfica no futuro poderia constituir o plantel do Benfica à volta de três figuras, António Silva, Tomás Araújo e Florentino. As três referências que há porque o João Neves teve de sair, era a outra bandeira. Há todas as condições para um projeto. Quando saí compraram-se oito ou nove jogadores de seguida e por aí fora. Foi com um treinador alemão, se não nem esses apareciam. E o Benfica com pesar vejo-o a mudar a essência. Quando o fui buscar usou nove da formação e diziam que era maluco. Porque deixou de apostar? Não sei. O Benfica tem lá um defesa-direito fantástico, por exemplo. Esses miúdos têm de ser aproveitados. O Benfica não pode trilhar o caminho da ruína, não há estrutura financeira para aguentar."