Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas aceitaram o desafio da FPF, a propósito do dérbi solidário de futebol feminino.
Corpo do artigo
As equipas femininas de Benfica e Sporting defrontam-se pela primeira vez no próximo sábado, dia 30 de março, pelas 16h00 no estádio do Restelo. Trata-se de um particular organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, em prol de uma causa solidária: arranjar fundos que revertam na íntegra para Moçambique, nação assolada pelo ciclone Idai. Os bilhetes têm o preço único de 2,5 euros. Em disputa está otroféu Vicente Lucas, internacional português nascido em Moçambique, histórico do Belenenses e um dos Magriços.
"Gostaria de agradecer penhoradamente aos dois clubes a imediata disponibilidade revelada para esta ação concertada de responsabilidade social e igualmente sublinhar que procuraremos, através de outras ações complementares, ajudar a que possam, pelo menos, ser minorados os efeitos desta tragédia. Nesta altura de grande tristeza, relembro ainda os laços que unem umbilicalmente os dois países e deixo, em nome de todo o futebol português, uma palavra de grande solidariedade a todos os moçambicanos. Juntos, estou certo, conseguiremos ajudar à recuperação do vosso país", disse Fernando Gomes, presidente da FPF.
Os presidentes dos dois eternos rivais também lançaram apelos em torno da causa solidária que une Benfica e Sporting. "O primeiro clássico dos clássicos entre as equipas principais de futebol feminino de duas instituições com a história e dimensão do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal estar associado a uma causa com esta dimensão num dos momentos mais difíceis porque passa o povo irmão de Moçambique dignifica todas as entidades que se envolveram nesta iniciativa. Todas as ajudas a Moçambique serão poucas e deixo um apelo para a mais forte mobilização em torno de um jogo que, estou certo, será um tributo que ficará para sempre como um gesto exemplar", referiu Luís Filipe Vieira.
Também Frederico Varandas teve palavras similares. "O Sporting Clube de Portugal é uma instituição desportiva de excelência e com uma vertente de responsabilidade social bem vincada e que faz parte do ADN do Clube desde a sua fundação. Nesse sentido, aceitámos de imediato o convite da Federação Portuguesa de Futebol e juntámo-nos a esta causa. Será com um enorme prazer e espírito solidário que as nossas bicampeãs nacionais vão entrar em campo, no dia 30 de março, para ajudar as vítimas da tragédia ocorrida em Moçambique, um país que diz muito ao Sporting. Este é o primeiro dérbi feminino entre as principais equipas do Sporting e do Benfica, mas é também um excelente motivo para que o Desporto se una de forma a atenuar a dor do povo moçambicano. Contamos com a solidariedade de todos. Ajudar quem precisa está acima de tudo", apontou.