Castigos conhecidos esta terça-feira
Corpo do artigo
O Conselho de Disciplina da FPF divulgou hoje a lista de castigos, sendo de destacar, desde logo o castigo de 23 dias de suspensão para Luís Filipe Vieira e de 19 dias para Bruno de Carvalho. Tanto o presidente do Benfica como o homólogo do Sporting foram punidos com os artigos do regulamento disciplinar relativos à lesão da honra e da reputação.
Em causa estão as declarações de Luís Filipe Vieira após a receção do Benfica ao Rio Ave (3-1), a 20 de dezembro de 2015. "Gostava de ver amanhã (segunda-feira), nas manchetes dos jornais desportivos, o título roubo em letras bem grandes. Vocês, jornalistas, viram bem o que se passou hoje na Luz. E o mais estranho é que o líder dos árbitros é o mesmo da última época. Escrevam a verdade, não tenham receio. Vocês viram o que se passou na semana passada na Madeira. Ficaram dois penáltis por marcar contra o FC Porto, o segundo dos quais absolutamente escandaloso. Não sei se são os 'vouchers' ou se alguns jornalistas são convidados por esses clubes para alguns almoços e jantares. Repito. Nós estamos atentos e espero que vocês, jornalistas, também estejam".
O castigo a Bruno de Carvalho tem por base as afirmações do presidente leonino, a 15 de janeiro de 2016, após o empate caseiro com o Tondela. "Vi um penálti que não era. Vou lembrar os sportinguistas que nos arbitrou Sporting B-Benfica B em Rio Maior, que foi o primeiro jogo que eu fui ver. Inventou expulsões. Foi dos piores árbitros que já vi a apitar. E veio parar à Primeira Divisão. Eu vi o que a comunicação social viu. Continuamos com joguinhos de pressão. O Sporting sai daqui com menos um jogador, com menos dois pontos e é isto semana, após semana, após semana, após semana, após semana... Quem não quiser ver isto ou é ceguinho ou não sabe ver futebol. Temos que ir assistindo a isto. Ainda tem o desplante de expulsar uma pessoa? O Sporting à frente incomoda. Vou dizer uma coisa ao Vítor Pereira e aos senhores da comunicação social só vai unir mais o Sporting. E não tem nada que ver com entrar bem ou mal. Quem vir o contrário não sabe o que vê e andam a brincar ao futebol. Vítor Pereira já ultrapassou o limite do ridículo. Fui expulso mas não fui eu que cometi um erro infantil"